Offline
MENU

UEM abre bolsas para docentes ofertarem disciplinas em língua estrangeira
Por Administrador
Publicado em 04/01/2026 08:38
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), está com inscrições abertas para a concessão de bolsas de apoio técnico destinadas a docentes (professores, pesquisadores e servidores técnicos que atuam em sala de aula) que ofertem cursos de extensão ou disciplinas em língua estrangeira na graduação ou na pós-graduação. A iniciativa integra a política de internacionalização em casa e é financiada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), com prazo de submissão de propostas até 10 de fevereiro de 2026.

Ao todo serão ofertadas 43 bolsas: 12 para carga horária de disciplina de 45h, computando três créditos; seis para carga horária da disciplina de 30h equivalente a dois créditos; e 25 bolsas para carga horária do curso ou disciplina de 15h, correspondente a um crédito. As bolsas têm valor mensal de R$2.080 e duração de três, dois e um mês, respectivamente. As atividades devem ser realizadas fora da carga horária regular do docente, caracterizando-se como extracurriculares, e podem ocorrer tanto de forma presencial quanto na modalidade de intercâmbio virtual. 

Os editais 23/2025, 24/2025 e 25/2025 são voltados a docentes efetivos da UEM, em regime de dedicação exclusiva, que atuem na graduação e/ou na pós-graduação. Cada proponente pode submeter apenas uma proposta e não é permitido o acúmulo com outras bolsas financiadas por recursos públicos estaduais. As disciplinas devem ser ministradas integralmente em língua estrangeira, inclusive os processos avaliativos aplicados aos estudantes.

A iniciativa também inclui a concessão de bolsas a professores visitantes internacionais para atuação acadêmica em 2026. O edital 22/2025-ECI prevê a participação de pesquisadores estrangeiros com título de doutor e produção científica relevante, responsáveis por ministrar disciplinas na pós-graduação, além de palestras e atividades de curta duração em línguas estrangeiras. A proposta busca fortalecer parcerias acadêmicas internacionais, incentivar a produção científica em coautoria e promover a interculturalidade no ambiente universitário.

As propostas precisam estar alinhadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), abrangendo temas como educação de qualidade, redução das desigualdades, ação contra a mudança do clima e inovação, entre outros. A avaliação considerará critérios como adequação ao cronograma, impacto e repercussão da disciplina, vínculo com os ODS e produção científica do proponente registrada na Plataforma Lattes . 

O resultado final da seleção será divulgado em fevereiro de 2026 no site do ECI, e a contratação das propostas aprovadas está condicionada ao cronograma financeiro da SETI. Ao final da execução da disciplina, os bolsistas deverão apresentar relatório detalhado das atividades e dos resultados alcançados. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos diretamente com o Escritório de Cooperação Internacional da UEM . 

(João Luiz Lazaretti/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!