Despedidas emocionadas e reencontros muito aguardados estão marcando os primeiros dias do ano no Aeroporto Internacional Afonso Pena. O terminal é palco de uma intensa movimentação de chegadas e partidas de estudantes do Programa Ganhando o Mundo, com desembarques de alunos que retornam do Exterior e novos embarques para a edição 2026 do intercâmbio de estudantes da rede estadual promovido pelo Governo do Paraná.
Neste domingo (04), 149 alunos começaram a embarcar para a Irlanda, em quatro horários diferentes, com voos também nesta segunda (05) e na terça-feira (06). No dia 14 de janeiro, outros 46 estudantes seguem viagem em dois voos distintos, enquanto no dia 17 embarcam 26 com destino ao Reino Unido.
Para o Canadá e a Nova Zelândia, estão previstos, respectivamente, os embarques de 400 e 100 estudantes entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Já os intercâmbios para a Austrália ocorrerão apenas no segundo semestre.
A partida desses estudantes marca o início da maior edição da história do Ganhando o Mundo. Ao longo de 2026, 2 mil alunos do ensino médio da rede estadual vão estudar no Exterior, distribuídos entre cinco países de língua inglesa: mil no Canadá, 300 na Irlanda, 300 na Nova Zelândia, 200 no Reino Unido e 200 na Austrália.
Ainda durante o mês de janeiro, 149 estudantes da rede pública estadual retornam do território britânico, após cursarem um semestre letivo no Reino Unido como parte da edição 2025 do programa. Os desembarques estão programados para esta semana, sendo parte nesta segunda-feira e, também, nos dias 10 e 18 de janeiro, encerrando mais um ciclo de intercâmbio internacional.
Com estudantes selecionados nos 399 municípios do Paraná, o programa adota critérios como desempenho escolar, frequência e resultados em avaliações como a Prova Paraná Mais.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca que o intercâmbio representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de sair do Brasil e vivenciar uma experiência educacional internacional.
“É um programa fantástico para os estudantes da rede estadual. A gente seleciona, no mínimo, um estudante por município entre aqueles que têm as melhores notas e frequência. Ou seja, a seleção é por mérito, premiando nossos melhores alunos com a oportunidade de viajar e ter essa grande formação”, explicou.
GANHANDO O MUNDO – Criado em 2022, o Ganhando o Mundo consolidou-se como a maior iniciativa pública de intercâmbio da América do Sul. O programa permite que estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual cursem um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).
A edição de 2026 será a mais ampla já realizada: os 2 mil participantes elevarão para 4.540 o total de jovens atendidos desde o lançamento da iniciativa, com investimento acumulado superior a R$ 500 milhões.
O pacote de apoio inclui alimentação, hospedagem, transporte interno, emissão de passaporte e vistos, passagens aéreas, exames médicos, vacinas, seguro-viagem, matrícula e mensalidade na escola estrangeira, além de material didático, uniforme e documentação acadêmica. Cada estudante também recebe um auxílio mensal de R$ 800 durante o intercâmbio.
O acompanhamento segue após o retorno ao Brasil. Os intercambistas desenvolvem projetos interdisciplinares em suas escolas de origem, permitindo que as experiências adquiridas no Exterior se multipliquem e alcancem toda a comunidade escolar.
(Texto: AEN. Foto: Lucas Fermin/SEED)