Offline
MENU

Cerapió 2026 tem largada de Aracati e movimenta turismo em cinco cidades do Nordeste
Por Administrador
Publicado em 09/01/2026 08:30
Automobilismo

Aracati (CE) sediará a largada do Cerapió 2026 – que nesta 39ª edição fará o roteiro Ceará-Piauí, com chegada em Teresina. A partir do dia 25 de janeiro, pilotos e navegadores de diversas regiões do país começam a se concentrar no complexo turístico em torno da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e poderão aproveitar as belezas da praia de Canoa Quebrada com suas falésias. Para complementar, ainda na largada promocional, participantes do Cerapió, público local e turistas terão o show da equipe Força e Ação, no dia 26. 

A largada oficial é no dia 27, com destino a Canindé (CE). A outra cidade cearense que recebe o evento é Sobral, no dia 28. Depois, o percurso de 1 mil km, adentra o Piauí e faz pouso em Piracuruca e Piripiri, antes de chegar na capital piauiense no dia 30. 

O Cerapió abre o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade e Brasileiro de Enduro (com chancela da CBM e CBA), com a participação de competidores nas modalidades de motos, carros 4x4, carros expedição, quadriciclos, UTV’s e big-trails. 

De acordo como o CEO da Radical Produções – organizadora do evento, Erlich Cordão, a escolha por Aracati como sede da largada vem para apoiar o turismo regional do Brasil, incentivando a divulgação das belezas naturais do país que, geralmente, não estão na prateleira comercial das agências de turismo. “Um dos propósitos no Cerapió está em incentivar o turismo em locais que não são conhecidos e tampouco explorado pelos brasileiros. Queremos mostrar a cada ano os potenciais do Nordeste brasileiro, proporcionar experiências reais no litoral e no sertão, expondo um Brasil que os brasileiros não conhecem”, declara Cordão. Aracati vai conectar o litoral ao sertão. 

A prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, está entusiasmada com essa recepção, uma vez que o evento trará uma movimentação econômica bastante interessante a cidade ao longo dos três dias de concentração. “Estamos preparados para receber grandes eventos, pois defendemos que o esporte, o turismo e a economia caminham juntos. O rally movimentará os hotéis, restaurantes, comércio e serviço, além de visibilidade qualificada para o nosso destino (praias, centro histórico e identidade cultural). Trabalhamos de forma integrada para garantir logística, segurança, mobilidade e uma boa experiência para pilotos, equipes, imprensa e visitantes”, afirma Eduarda. 

As praias de Aracati são formadas por falésias, dunas e mar aberto, tendo Canoa Quebrada como referência turística e esportiva. Mas Aracati também carrega a relação com o rio Jaguaribe e a cultura sertaneja, presente em tradições locais, artesanato e festas populares. Praias como Majorlândia, Quixaba e Retirinho mantêm ritmo mais tranquilo e reforçam a diversidade do destino. 

Para o secretário de turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o Cerapió acelera a visibilidade do estado. “O rally reforça o Ceará no cenário esportivo e turístico nacional e internacional. O evento gera impacto econômico direto e movimenta a hotelaria, gastronomia e serviços. A largada no litoral permite iniciar o rally em um cenário de praia, com trechos de areia que garantem diversidade técnica logo nas primeiras etapas, antes de avançar para o sertão e a serra”, aponta Bismarck. Ao longo dos seis dias de evento, o Cerapió movimentará cerca de R$ 8 milhões distribuídos pelas cidades nas quais pernoitará.  

(Assessoria)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!