A Associação dos Amigos do Hospital Universitário da UEM (AAHU) prossegue na campanha de arrecadação “Parceiros que abraçam! Sua doação é a chave da Casa de Apoio do HU”, para construção da casa de apoio do Hospital. O projeto deve beneficiar muitas famílias de pacientes internados no Hospital que vêm de outras cidades para acompanhar o tratamento e dar apoio.
O projeto, iniciado há dois anos, já passou pela fundação da obra, que consiste na produção da base da edificação. O projeto é orçado em R$ 595 mil e foi doado pela empresa Engenharia Paulo Moretti, coordenada por um voluntário da AAHU. A reforma inclui uma ampliação do imóvel para 257m² e duas alas de dormitórios, feminina e masculina, com capacidade de abrigar 30 pessoas por pernoite. O espaço vai oferecer café da manhã, almoço e jantar, além de uma sala de jogos e TV para os visitantes, sem custos. Interessados em contribuir podem obter mais informações no site da AAHU.
Segundo a presidente da AAHU, Miriam Bardeja, a futura Casa de Apoio do HUM trará mais alento aos familiares, que muitas vezes vêm de cidades distantes para acompanhar o tratamento e não têm recursos para buscar hospedagens por conta. “A associação busca atender demandas nos locais onde o Estado não consegue chegar. Acreditamos que, com essa conquista, traremos mais conforto aos familiares dos pacientes num momento tão difícil como o de um tratamento de saúde”, ressaltou.
Enquanto a Casa de Apoio não sai do papel, os voluntários do Hospital oferecem café da manhã aos familiares dos pacientes atendidos. A assistência social do HUM também mantém contato com outras associações e entidades de apoio que oferecem pernoite para as famílias - muitas vezes, elas não conseguem se deslocar para os lugares, o que muitas vezes inviabiliza o apoio.
Para a superintendente do HUM, Cremilde Trindade Radovanovic, a construção da Casa de Apoio será essencial para garantir acolhimento e dignidade às famílias dos pacientes atendidos na instituição. Segundo ela, o hospital recebe diariamente um número expressivo de pacientes, muitos vindos de cidades vizinhas e até de regiões distantes, cujas famílias não possuem condições financeiras de permanecer na cidade por longos períodos. “A Casa de Apoio representa uma resposta concreta a essa realidade, viabilizada pela Associação Amigos do HU. Trata-se de uma solução estratégica, aguardada há muitos anos, que permitirá oferecer cuidado não apenas ao paciente, mas também à sua família, fortalecendo a humanização da assistência”, destaca.
AAHU
A Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá, pessoa jurídica de direito privado, foi fundada no ano 2000 e é uma associação civil sem fins lucrativos. O objetivo é ajudar o HUM a prestar um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado, com dignidade para os pacientes, bem como, assessorar e colaborar para que as instalações físicas sejam sempre adequadas ao bom desempenho de suas atividades, contribuindo com ações de humanização do ambiente hospitalar. O foco principal e razão de sua existência são os pacientes, familiares e acompanhantes que utilizam os serviços do HUM.
A instituição, formada por cerca de 50 voluntários, realiza eventos e promoções para arrecadar recursos por meio de promoções de eventos, bazares, convênios e doações, com os quais atende as demandas do hospital, sejam em equipamentos, materiais, medicamentos, entre outros.
(Willian Fusaro/Comunicação HU)