Luisa Stefani, número 1 do Brasil e 13ª do mundo, estreou com vitória ao lado da canadense Gabriela Dabrowski no Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada, jogado em Melbourne, na Austrália. A brasileira e a parceira canadense, cabeças de chave 5, derrotaram as norte-americanas McCartney Kessler e Jessica Pegula por 6/4 e 7/6 (7-3), após 1h45min de duração, na noite de terça-feira (20). E, agora, irão enfrentar a dupla da colombiana Emiliana Arango com a francesa Elsa Jaquemot.
"Ótima estreia com a Gabi. Primeira rodada duríssima contra duas ótimas jogadoras de simples que têm bastante experiência no circuito. Jessica com ótima experiência nas duplas também. Elas não entregam nada, não dão muitos pontos de graça. Tivemos que merecer nossos games, nossos pontos, jogando com bastante intenção, trazer para o nosso jogo de dupla onde jogamos melhor", afirmou Luisa, atleta patrocinada pelo Banco BRB, BRB Seguros, Parmalat Whey Fit e Slyce e que conta com os apoios da Liga Tênis 10, Bolsa Atleta, Head e JFL Living.
"Mesmo com pequenas oscilações fizemos um jogo bem sólido e fomos bem nos momentos decisivos, fechando no meu saque o primeiro set . Depois de perder dois match-points no 5 a 4 no segundo set, mantivemos a cabeça erguida, jogando um grande tie-break, bem firmes. Super feliz com a vitória", completou.
Ainda não há data confirmada para a segunda rodada na dupla. A brasileira conheceu os rivais na chave de duplas mistas, ao lado de Marcelo Arevalo, de El Salvador. Cabeças de chave 2, eles enfrentam os australianos Taylah Preston e Cruz Hewitt.
Fazendo história no tênis - A paulistana Luisa Stefani, 28 anos, conquistou ao lado parceira Laura Pigossi, a inédita medalha de bronze nas Duplas Femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Outra grande conquista foi o título de Duplas Mistas no Australian Open, em 2023, a primeira dupla de brasileiros a vencer um Grand Slam, ao lado de Rafael Matos. Em 2022, foi campeã do WTA 125 de Montevidéu, WTA 1000 de Guadalajara e WTA 250 de Chennai. Em 2023, WTA 500 de Berlim, WTA 500 de Abu Dhabi, WTA 500 de Adelaide. Iniciou a temporada 2024 em grande estilo, ganhando o WTA 1000 de Doha, no segundo torneio jogando ao lado de Demi Schuurs, além de fazer quartas de final no US Open e no Australian Open ao lado da holandesa. Foi semifinalista nos WTA 500 de Berlim e Estrasburgo.
Início da carreira - Luisa sempre foi uma amante dos esportes e começou a jogar aos 10 anos, em São Paulo (SP). Em 2011, se mudou para os Estados Unidos para estudar e seguir no tênis, atingindo o 10º lugar no ranking mundial juvenil. A transição do juvenil ao profissional se deu por meio do forte Circuito Universitário Americano de Tênis, jogando pela Pepperdine University, na Califórnia. Em 2019, conquistou o primeiro título no WTA de Tashkent, entre outros ITF e WTA. Daí para frente, foram várias conquistas, subindo no ranking mundial, chegando a ocupar a nona colocação.
(Assessoria)