Em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, 26 de janeiro, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, promove neste sábado, 24, às 9h, uma ação de enfrentamento e combate à violência contra as mulheres. O evento será realizado na Praça da Catedral, ao lado do Banco Vermelho, intervenção que convida a população a refletir e agir em defesa das mulheres.
A cerimônia contará com a presença de Daisa Poltronieri, mãe da bailarina Maria Glória Poltronieri Borges, a Magó, vítima de feminicídio em 2020, aos 25 anos; Luciana Marinelo, irmã da soldado Daniela Marinelo, vítima de feminicídio em 2023, aos 36 anos; Celina dos Santos Cabral, mãe de Jéssica Daiane Cabral de Oliveira, vítima de feminicídio aos 30 anos; e Taís Lacerda, de 47 anos, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio.
Encerrando o ato, haverá um show com Nany Becker e sua banda, apresentando músicas, que têm a temática feminina, como forma de acolhimento aos familiares e homenagem às vítimas, além de reforçar a mensagem de mobilização para a sociedade maringaense.
Instalado em um dos espaços mais movimentados da cidade, o Banco Vermelho convida a população a refletir e agir em defesa da vida das mulheres. O equipamento integra o circuito oficial do Instituto Banco Vermelho e reforça a campanha nacional “Feminicídio Zero”. Maringá é o primeiro município do Paraná a aderir ao projeto e o segundo da região Sul.
A ação busca dar visibilidade ao tema, fortalecer a rede de proteção às mulheres e reafirmar o compromisso do município no combate a todas as formas de violência de gênero.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)