Para reforçar o início do ano letivo, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, convocou 229 professores aprovados em concurso público, conforme os editais nº 001/2026 e 002/2026. Do total de convocados, 202 são professores de apoio, que fortalecerão o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também foram convocados profissionais das áreas de arte, educação física e língua inglesa.
O primeiro edital foi publicado em 14 de janeiro e o segundo nesta quarta-feira, 22 (confira em anexo). Os candidatos convocados pelo segundo edital devem comparecer à Coordenadoria de Recrutamento, localizada na Secretaria de Gestão de Pessoas, no segundo andar do Paço Municipal, no prazo de cinco dias úteis, a partir desta quinta-feira, 22.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destaca que a convocação reforça a qualidade do ensino. “Estamos ampliando nosso quadro de profissionais para atender com ainda mais cuidado as nossas crianças, especialmente os alunos que demandam acompanhamento especializado. Essa convocação reforça o compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade”, afirma.
Volta às aulas - Mais de 38 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas no dia 5 de fevereiro. Como parte da preparação para o início do ano letivo, a Secretaria de Educação realizará, no dia 4 de fevereiro, a Jornada Interdisciplinar, reunindo todos os profissionais da rede em um momento de formação, integração e troca de experiências.
Pela primeira vez, a Jornada contará com a participação conjunta de todos os servidores da Educação, incluindo profissionais do magistério, administrativos, operacionais, motoristas e demais equipes de apoio. “A Jornada Interdisciplinar é um momento fundamental para alinhar práticas, fortalecer vínculos e reconhecer o papel de cada servidor na construção do ambiente escolar. Quando todos caminham juntos, quem ganha são os alunos”, ressalta a secretária de Educação.
Com o tema “Todos em cena: a unidade educacional como espaço de encontros e encantos”, a Jornada ocorrerá no Parque de Exposições, das 7h45 às 11h30 e das 13h às 17h. A programação reunirá palestras do médico neuropediatra Carlos Gaia, referência internacional em Transtorno do Espectro Autista e neurodesenvolvimento; da educadora e especialista em inclusão, neurodiversidade e formação, Ana Kafa; da psiquiatra, palestrante e escritora Ana Beatriz Barbosa da Silva; e do doutor em Educação, Carlos Eduardo Sanches.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)