Offline
MENU

Programa ‘Servidor Sustentável’ muda hábitos e reforça gestão de resíduos na Prefeitura de Maringá
Por Administrador
Publicado em 24/01/2026 06:57
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), implantou o programa ‘Servidor Sustentável’, com o objetivo de promover mudanças de hábitos e comportamentos no ambiente de trabalho, incentivando práticas sustentáveis entre os servidores públicos. A iniciativa está sendo desenvolvida, inicialmente, em setores localizados no Paço Municipal e busca reduzir a geração de resíduos e aprimorar a destinação correta dos materiais recicláveis.

 

Com foco na educação ambiental institucional, o programa sensibiliza os servidores sobre o uso responsável dos recursos naturais. Por meio da iniciativa, haverá a reorganização das lixeiras e a adoção de sinalização educativa para padronizar a separação adequada dos resíduos nos setores, o que não existia anteriormente. Em julho de 2025, as equipes do IAM identificaram 845 lixeiras no Paço Municipal e uma geração média de 2,5 toneladas de resíduos mensalmente. Essa quantidade de lixeiras facilita o descarte por parte dos servidores, o que aumenta a produção de resíduos.

 

A partir da próxima semana, haverá a redução de 75% no número de lixeiras no Paço Municipal, que passará a operar com 214 unidades. Os servidores terão que levantar, ir até a lixeira identificada - reciclável ou não reciclável - para descartar o resíduo. A medida contribuirá para a redução na produção de resíduos e otimizará o trabalho da equipe operacional que atua na limpeza.

 

Durante o desenvolvimento do programa, a inteligência artificial foi utilizada como ferramenta de suporte na elaboração da caracterização dos resíduos. A partir desse trabalho, o plástico foi identificado como o material predominante, correspondendo a quase 50% do volume total gerado. O município implantará uma máquina picotadora de garrafas PET, equipada com um sistema integrado capaz de processar os resíduos e emitir relatórios automáticos, de forma remota. A máquina também será utilizada como ferramenta de sensibilização dos servidores.

 

“O programa Servidor Sustentável promove uma mudança de comportamento dentro da administração pública, incentivando práticas ambientais responsáveis no ambiente de trabalho. A iniciativa fortalece a educação ambiental institucional e otimiza a gestão dos resíduos, unindo sustentabilidade e eficiência na administração pública”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend. Ele ressalta que outro aspecto do programa é o engajamento dos servidores como agentes multiplicadores de boas práticas ambientais, tanto no âmbito das secretarias quanto no serviço público de forma geral. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!