Vitória Silva Araújo e Vinícius da Silva Dias, atletas do Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG, conquistaram o título dos 10 km Sub-20 da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, realizada neste domingo (25/1), em Brasília (DF). A competição nacional foi realizada no mesmo percurso que receberá o Mundial por Equipes, em 12 de abril. Os campeões já estão automaticamente classificados para a principal competição da temporada para os marchadores – as outras três vagas da seleção sub-20 serão definidas pelo ranking brasileiro.
Vitória, que completa 19 anos em 3 de fevereiro, comemorou seu primeiro título da Copa Brasil na categoria Sub-20. Ela concluiu o percurso de 10 km em 56:10. Gabriela da Silva Souza (Corgama-DF), com 56:40, e Iasmin Jesus Silva (CASO-DF), com 58:20, também foram ao pódio.
"A campeã da prova será convocada para o Mundial e essa era a meta da competição hoje. Vim preparada para isso e consegui. Estou muito feliz", disse a atleta, natural de Campina Grande (PB), que começou na marcha em 2022 por "pura brincadeira" em sua cidade. Agora, ela é treinada por Luís Paulo Ferreira Porto.
Vitória disse que tinha, como estratégia, puxar a prova no início e dar um sprint no final. Mas a tática não foi necessária, uma vez que liderou os 10 km de ponta a ponta. "Por mais que a gente saiba que está bem, fica o nervosismo. Mas, no fim, a prova foi muito boa. Agora é me preparar para o Mundial e também fazer uma boa prova em abril."
A jovem marchadora disse que "amou" o percurso. "A curva estava boa, a reta estava ótima. Não senti dificuldade alguma", disse Vitória, que já representou o Brasil no Pan-Americano Sub-20 de marcha, em 2025, e no Campeonato Sul-Americano Sub-18, em 2024.
A prova masculina sub-20 teve um bicampeão. Vinícius da Silva Dias conquistou seu segundo título nos 10 km com a marca de 49:50. O pódio também teve Samuel Lima Costa (CASO-DF), com 50:10, e Davi Bastos da Silva (Estação Conhecimento Serra-ES), com 50:30.
"Foi uma prova muito estratégica. O dia começou nublado e depois ficou ensolarado, e o percurso tinha subida e descida. Mas fui analisando a prova e o percurso, escutando meu treinador e consegui o bicampeonato", disse Vinícius, que também é treinado por Luís Paulo Porto.
O jovem marchador, que fará 19 anos em março, disse que passou um mês treinando no Rio de Janeiro, com Luís Paulo e a marchadora olímpica Viviane Lyra. "Fiquei um mês longe da minha família, então, quando entrei na prova, coloquei na cabeça que não estava lutando só por mim, mas também pelos meus pais, minha avó, minha irmã e minha sobrinha."
Vinícius disse que lembrou do depoimento de Caio Bonfim, no Mundial de Tóquio, contando da distância dos filhos na preparação para competição, em especial do caçula Manuel, que nasceu apenas três meses antes do Mundial. "Lembrei do que o Caio disse e entrei para a prova com a cabeça de fazer valer a pena". O marchador mora há 16 anos em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde fez sua iniciação no atletismo e na marcha atlética. "Esse título também é de Ponta Porã, onde começou a minha história."
Classificado para o Mundial por Equipes, em abril, Vinícius comemorou sua terceira seleção brasileira. "Disputei o Sul-Americano e o Pan-Americano, fiz uma escadinha. Estou muito feliz, tinha convicção de que conseguiria a vaga porque estava muito bem treinado, mesmo tendo uma gripe durante a semana."
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
(Texto: CBAt Oficial. Foto: Gustavo Alves/CBAt)