Offline
MENU

Prefeitura de Maringá registra aumento de 42% nos atendimentos do Centro Pop em 2025
Por Administrador
Publicado em 28/01/2026 10:51
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), fortaleceu as ações voltadas à população em situação de rua em 2025, ampliando o serviço de abordagem social de duas para seis equipes diárias, com atendimento 24h. Com a medida, os atendimentos realizados no Centro Pop cresceram cerca de 42% em relação a 2024, passando de 34,2 mil para 48,5 mil registros.

 

O Centro Pop é a principal porta de entrada da política municipal voltada à população em situação de rua e vulnerabilidade social. A unidade oferece refeições, espaço para higiene pessoal, atendimento com psicólogos e assistentes sociais, encaminhamento para serviços de acolhimento e comunidades terapêuticas, informações sobre trabalho e encaminhamento para a Agência do Trabalhador, entre outros serviços. Os meses de maio, junho e julho concentraram os maiores volumes de atendimentos no Centro Pop, período em que tradicionalmente a procura aumenta devido às baixas temperaturas.

 

No ano passado, a busca ativa por pessoas em situação de rua e os encaminhamentos para unidades de acolhimentos e comunidades terapêuticas somaram 5,4 mil atendimentos, número superior ao mesmo período de 2024, quando o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizou 3,4 mil atendimentos. O resultado mostra que o fortalecimento das equipes que atuam no Seas, que saltaram de duas para seis equipes, foi fundamental para garantir os direitos das pessoas em situação de rua.

 

“De 2023 para 2024, o número de pessoas em situação de rua aumentou 28,3%, passando de 719 para 923. Já em 2025, o crescimento foi de 0,43%, no comparativo com o ano anterior, totalizando 972 pessoas”, afirmou o secretário de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin. As equipes de abordagem social trabalharam ao longo do ano para construir vínculos com as pessoas em situação de rua, oferecendo escuta qualificada e incentivando a utilização dos serviços disponíveis na rede municipal, além de realizar o encaminhamento para abrigos e programas assistenciais.

 

O município também promoveu integração entre secretarias para ampliar a cobertura e a efetividade dos serviços. Ao longo do ano, foram realizadas ações integradas com as secretarias de Segurança Pública e Limpeza Urbana em pontos da cidade, oferecendo abordagem, acolhimento em abrigo e encaminhamento ao Centro Pop.

 

Um dos principais programas implantados no ano foi o ‘Reintegrando’. Durante três edições, foram ofertados serviços como atendimentos de saúde, apoio psicológico, orientações sobre dependência química e encaminhamento ao mercado de trabalho. A primeira edição do projeto em 2026 está prevista para 19 de março.

 

A SAS também desenvolveu ações de proteção e inclusão, como o Aquecendo Vidas e a Operação Inverno, campanhas de arrecadação de roupas intensificadas em períodos de queda de temperatura; o Cuida Paraná, que oferta cursos com bolsa de R$ 3 mil, alimentação e transporte para fomentar a inclusão no mercado de trabalho; o Imuniza Pet, com atendimento veterinário gratuito aos pets; além de projetos de saúde mental, atividades culturais e ações de convivência em datas especiais, como o Almoço de Natal do Centro Pop.

 

Ampliação de serviços - Para 2026, o município ampliará o número de vagas em Comunidades Terapêuticas por meio de um novo edital firmado entre o município e as entidades parceiras. O novo edital entra em vigor no mês de abril e amplia também o número de instituições credenciadas, que passa de quatro para cinco. As Comunidades Terapêuticas habilitadas são: Centro de Recuperação Missionário de Cristo (CRMC), Marev, Amarás, Casa de Nazaré e Moriah.

 

Carteirinha de Identificação para Pessoas em Situação de Rua - O município implantará, ainda neste ano, a Carteirinha de Identificação para Pessoas em Situação de Rua cadastradas no município, como parte do fortalecimento da política de assistência social. Além disso, está em fase de elaboração o Plano Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua, que define diretrizes, fluxos e ações intersetoriais com base no diagnóstico socioterritorial do município.

 

A comunidade também pode comunicar situações de pessoas em vulnerabilidade e que precisam de atendimento. O canal de atendimento 24 horas é: (44) 9 9103-5661.

 

Comissão - Nesta terça-feira, 27, a comissão dedicada à construção de políticas públicas voltadas às pessoas em situação se reuniu no Paço Municipal para discussão do plano de trabalho. O encontro reuniu representantes das secretarias de Saúde, Segurança e da Amtech, além da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), da Câmara de Vereadores, do Albergue Maringá e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Durante a reunião, foi definida a criação de núcleos de atuação com o objetivo de desenvolver soluções integradas nas áreas de saúde, assistência social, segurança, tecnologia, alimentação e parceria com o comércio local. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!