Com um jogador a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo, após expulsão do meia Josué, o Coritiba sofreu um gol aos 47 minutos do segundo tempo e perdeu por 1 a 0 para o RB Bragantino, na noite desta quarta-feira (28), no Couto Pereira, na estreia do Brasileirão 2026.
O goleiro Pedro Morisco vinha sendo o grande destaque da partida, salvando o Coxa do pior, mas nos instantes finais Juninho Capixaba aproveitou uma bola viva na área para cabecear e marcar o gol da vitória do time paulista. Morisco chegou a defender, mas a bola cruzou a linha.
O jogo
O RB Bragantino não se intimidou por ser visitante e logo criou a primeira boa oportunidade. Aos 4 minutos do primeiro tempo, Lucas Barbosa lançou Henry Mosquera, que avançou em velocidade e finalizou para fora. Um minuto depois, o Coritiba deu o troco em chute de Pedro Rocha, defendido pelo goleiro Cleiton.
O time paulista mantinha o controle da posse de bola, mas tinha dificuldades para criar. Já o Coxa se defendia e aos poucos buscava saídas ofensivas. Aos 21, Pedro Rocha cruzou e Josué finalizou para fora. Aos 29, após consulta ao VAR, a arbitragem expulsou o meia português do Coritiba. O jogo mudou.
Com Josué expulso, o Coxa ficou em situação complicada no confronto. Aos 36, Matheus Fernandes arriscou de longe, mas sem direção. Na etapa final, a partida ficou mais intensa. E o goleiro Pedro Morisco começou a brilhar.
Aos 3 minutos, Gustavinho bateu de fora da área e o arqueiro alviverde se esticou todo para fazer boa intervenção. Aos 9, o árbitro chegou a expulsar Pedro Henrique, do Bragantino, mas anulou o cartão vermelho após nova consulta ao VAR, trocando-o por um amarelo.
Aos 15, após cruzamento rasteiro na área, Juninho Capixaba limpou a marcação e bateu na trave. Um minuto depois, Gustavinho serviu Eduardo Sacha, que ficou livre na pequena área, mas Morisco fez um milagre no Couto Pereira, salvando o Coritiba mais uma vez.
Aos 19, novamente Morisco brilhou. Após chute de Mosquera, o goleiro defendeu com o pé. Aos 29, Sacha recebeu cruzamento rasteiro na área, mas o goleiro do Coritiba se antecipou para evitar o pior. Aos 33, foi a vez de Agustin Sant’Anna arriscar de fora, a bola desviou na zaga do Coxa e, mesmo assim, Morisco fez mais uma grande defesa.
Mas, aos 47, após cruzamento na área, a bola sobrou para Juninho Capixaba cabecear e marcar o gol da vitória. Morisco chegou a espalmar, mas a arbitragem confirmou o gol após consulta ao VAR.
Agenda
Pelo Brasileirão, o Coritiba volta a campo na quinta-feira da semana que vem, dia 5 de fevereiro, às 21h30, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Antes, pelo Paranaense 2026, o Coxa visita o Cianorte, neste sábado (31), às 16h, no Albino Turbay.
(Texto: FPF Oficial. Foto: JP Pacheco/Coritiba)