A Prefeitura de Maringá informa que não realiza instalação de novos radares de trânsito na cidade. Os equipamentos recentemente implantados em vias da cidade são câmeras de monitoramento do Governo do Estado e têm como finalidade o reforço da segurança pública, não a fiscalização de velocidade ou aplicação de multas.
Maringá é um dos 16 municípios paranaenses contemplados com a instalação de equipamentos. A iniciativa começou por Curitiba, Região Metropolitana (RMC) e Litoral, onde já foram instaladas 346 câmeras, e segue em implantação em outras regiões do Estado, como Ponta Grossa, Guarapuava e Londrina. O objetivo é ampliar a capacidade de atuação das forças de segurança pública, por meio do uso de tecnologia.
Radares - O número de radares de velocidade em Maringá permanece em 120, sem qualquer ampliação. Esses equipamentos passam por rodízio de endereço a cada cerca de 90 dias, de forma estratégica e transparente, com caráter educativo e priorizando locais com maior registro de acidentes relacionados ao excesso de velocidade. Todos os radares são devidamente sinalizados, em conformidade com a legislação de trânsito vigente.
(Fonte: Comunicação PMM)