A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Maringá recebeu na terça-feira, 27, a visita técnica de representantes da Prefeitura de Toledo. O órgão da Prefeitura de Maringá é reconhecido como referência no Paraná em práticas de Ouvidoria e na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na administração pública.
O encontro teve como objetivo a troca de experiências, boas práticas e o fortalecimento da atuação das ouvidorias como instrumentos essenciais de escuta ativa da população, transparência e aprimoramento dos serviços públicos. Durante a visita, a equipe de Toledo conheceu os fluxos de atendimento, os sistemas utilizados, as estratégias de resposta ao cidadão e as ações implementadas para garantir a proteção e o uso responsável dos dados pessoais.
A Ouvidoria Municipal tem se destacado pelo alinhamento às diretrizes da LGPD, adotando procedimentos que asseguram a privacidade das informações dos cidadãos, além de promover a cultura da proteção de dados dentro da administração pública. Esse trabalho tem contribuído para ampliar a confiança da população e qualificar o relacionamento entre o poder público e a sociedade.
Para o Ouvidor-Geral da Prefeitura de Maringá, Alexandre Sanches, a visita demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Receber equipes de outros municípios é uma oportunidade de compartilhar experiências e, ao mesmo tempo, aprender”, disse.
"Maringá tem acumulado êxitos na gestão pública, tornando-se referência com a Ouvidoria. Por isso, decidimos conhecer esse trabalho in loco, realizando uma imersão para aprofundar conhecimentos e trocar experiências”, afirmou Ouvidor-Geral da Prefeitura de Toledo, Saudro Scherer.
Também acompanharam a visita, o secretário de Compliance e Controle, José Luiz Bovo, e a gerente da Secretaria de Compliance e Controle, Ângela Ehlert, representando a Prefeitura de Maringá. Da Prefeitura de Toledo, participaram o Diretor de Tecnologia da Informação, Robson Vozniaki, a Controladora, Misa Giane Avanci; e a Analista de Controle Interno e Coordenação de Ouvidoria/Corregedoria, Adriane Wobeto.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)