O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou na quinta-feira (29), em São Paulo, a vocação do Estado e os potenciais do Paraná para a atração de investimentos. Ele participou do evento de premiação Outliers InfoMoney, realizado no Teatro B32, para homenagear os destaques do mercado de fundos de investimento do país.
“Meu pai sempre falou: ‘filho, você tem que achar a tua vocação’. E eu sempre guardei isso. E se você parar para analisar, os países que deram certo, que deram salto qualitativo, social, econômico, eles acharam a sua vocação”, contou o governador do Paraná.
“Quando eu assumi o governo em 2019, busquei encontrar a vocação do Estado. Resolvi transformar o Paraná no supermercado do mundo. Hoje, o Paraná é o maior produtor de alimentos por metro quadrado do Brasil”, continuou.
O governador ainda destacou a importância de apostar em infraestrutura para transformar o Estado em centro logístico da América do Sul, o que também ajudaria a atrair novos empreendimentos, especialmente internacionais.
“O Paraná está no centro de 70% do PIB da América do Sul, que gira em torno de US$ 1,3 trilhão. Então, começamos a investir na modernização dos nossos portos. O de Paranaguá bateu no ano passado a meta para 2045, que é dada pelo Ministério de Infraestrutura: 73 milhões de toneladas”, revelou.
“Fizemos o maior programa de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, R$ 70 bilhões de investimentos em obras em seis anos. E fomos modernizando as demais áreas importantes, como ferrovias, e privatizando os nossos aeroportos com apoio do governo federal”, acrescentou o governador.
“Tudo isso fez com que o Estado passasse a ser uma atração de investimento para os investidores, dando liberdade econômica. Na semana passada, inclusive, saiu um ranking de liberdade econômica entre os Estados. E ficamos com o primeiro lugar”, destacou Ratinho Junior.
Ele lembrou que o Paraná tem quase mil atividades econômicas que não precisam de nenhum alvará para operar e que se abre uma empresa no Estado em sete horas — tendo alguns casos de empresas simples que levam apenas 30 minutos. “Isso atrai o investidor”, afirmou.
Durante quase meia hora de conversa, o governador ressaltou entre outras ações, os avanços na educação, que levaram o Paraná ao topo do Ideb, a ferramenta que mede a qualidade do ensino no país. Também fez questão de salientar o sucesso na melhoria da segurança pública, alcançando os menores índices de criminalidade em 20 anos.
A programação do evento, que reuniu gestores, executivos do mercado financeiro, especialistas e convidados, incluiu entrevistas e debates com nomes relevantes do cenário econômico e político, ampliando o alcance do encontro para além do universo dos investimentos.
Ratinho Junior participou do painel “Quais cenários se desenham para o ano eleitoral brasileiro em 2026“, sendo entrevistado por Rafael Furlanetti, sócio e diretor de Relações Institucionais da XP. A presença do governador fez parte da proposta da premiação de ampliar o debate sobre economia, investimentos e políticas públicas, aproximando o mercado financeiro de lideranças que influenciam diretamente o ambiente de negócios no Brasil.
CERIMÔNIA – A Premiação Outliers InfoMoney, conhecida como o “Oscar das Assets”, está em sua segunda edição. Seu principal objetivo é reconhecer os destaques do mercado de fundos de investimento em 16 categorias. São definidos por meio de critérios quantitativos, análises de performance e avaliações de especialistas os melhores gestores, fundos e casas de investimento do país. A proposta do evento é valorizar gestores com resultados consistentes, gestão de risco e visão de longo prazo.
(Texto: AEN. Foto: Jonathan Campos/AEN)