A ‘Volta Histórica’ - Lugares e Fazeres Sacros reuniu 30 participantes neste sábado, 31, em mais uma edição dedicada ao conhecimento e ao diálogo inter-religioso. Promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, a ação levou o público para visitas guiadas à Mesquita Muçulmana Sheik Mohammed Ben Nasser Al Ubudi e à Associação Espírita de Maringá (AMEM).
Com contextualização histórica, o percurso apresentou aspectos simbólicos, arquitetônicos e culturais dos locais visitados, ampliando a compreensão sobre a diversidade religiosa do município. “A iniciativa reforça o compromisso do município em democratizar o acesso ao conhecimento, aproximando a comunidade de espaços que fazem parte da história e da identidade da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
Para a Historiadora do Patrimônio Histórico, Veroní Friedrich, a edição foi marcada por aprendizado e reflexão. “Foi um dia de muito aprendizado sobre como as pessoas pensam o sagrado e como elas o vivenciam. Nas próximas edições, queremos seguir ampliando esse contato com o patrimônio cultural e religioso de Maringá”, ressaltou.
Os participantes também destacaram a importância da iniciativa como oportunidade de conhecimento e aproximação entre culturas. A professora Norma Eliane avaliou a experiência como uma aula prática sobre diversidade cultural e religiosa. “São oportunidades incríveis de conhecer os diversos lugares e manifestações culturais da cidade. É um aprendizado que também levo para dentro da sala de aula”, disse.
“Eu tinha muita curiosidade de conhecer a Mesquita e a Associação Espírita. Mesmo sendo de outra religião, foi muito importante. Esclareceu dúvidas e ampliou meu olhar”, contou a participante Neusa Maria.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Luana Caroline/PMM)