Offline
MENU

Jornada Interdisciplinar reúne cerca de 7 mil servidores da rede municipal de ensino
Por Administrador
Publicado em 05/02/2026 08:09
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 4, no Parque de Exposições, a Jornada Interdisciplinar, momento de capacitação que antecede o retorno das aulas nesta quinta-feira, 5. Cerca de 7 mil pessoas participaram da formação, que reuniu servidores do magistério, equipes administrativas e operacionais, entre outros profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), escolas municipais e instituições conveniadas ao município.

 

Com o tema ‘Todos em cena: a unidade educacional como espaço de encontros e encantos’, a programação contou com palestras de especialistas de referência nacional em inclusão, neurodiversidade e equidade no ambiente escolar.

 

O prefeito Silvio Barros destacou que o futuro da próxima geração depende diretamente do comprometimento dos profissionais com a educação. “Tudo foi realizado com carinho e muita dedicação. Aproveitem esse momento e nos ajudem a vencer um grande desafio: garantir às crianças que estão sob nossa responsabilidade a oportunidade de se tornarem pessoas melhores e à cidade a chance de continuar evoluindo, sendo um dos melhores lugares do Brasil para viver”, afirmou.

 

A secretária de Educação, Adriana Palmieri, ressaltou que a iniciativa levou informação qualificada a todos os setores da rede municipal de ensino e reforçou o compromisso com a capacitação contínua dos servidores. “É um dia de encontro com os profissionais da educação, mas, principalmente, de encantamento com as oportunidades que 2026 nos reserva. Desejamos as boas-vindas a todos os integrantes da rede municipal de ensino e um excelente ano letivo”, disse.

 

Para o vereador Luiz Neto, o cuidado dos profissionais da educação com os alunos impacta diretamente o futuro da cidade. “Graças a vocês, Maringá mantém um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica elevado e recebe recursos para a área. Graças a vocês, as famílias confiam no ensino ofertado pela rede municipal. Obrigado por transformarem a vida de tantas crianças”, destacou.

 

O secretário estadual do Trabalho, Renda e Qualificação Profissional, Do Carmo, enfatizou que a formação para o mercado de trabalho começa ainda na educação infantil. “Vocês são o nosso bem mais precioso. A dedicação de cada profissional contribui diretamente para a formação de trabalhadores qualificados. Expresso minha gratidão e coloco a secretaria à disposição para viabilizar recursos para a educação do município”, afirmou.

 

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), Iraídes Baptistoni, destacou a importância dos profissionais das áreas operacionais e administrativas para o funcionamento da estrutura educacional. “Vocês também fazem parte da base escolar, e este encontro é uma forma de valorização. É uma alegria participar deste momento e reforçar nosso compromisso com todos os profissionais da educação”, concluiu.

 

Durante o evento, o presidente da Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Guaracy Silva, anunciou a abertura das inscrições para o concurso Práticas que Transformam. Realizada pela Secretaria de Educação e pelo Codem, a iniciativa premia práticas pedagógicas e de gestão escolar da educação básica, da educação infantil ao ensino profissionalizante, das redes pública e privada de Maringá e região. “É uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido nas unidades educacionais, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região.”

 

Palestras - A programação contou com a palestra “Todos cabem no chão da escola: inclusão real, neurodiversidade e o professor como transformador de trajetórias”, conduzida pelo neuropediatra Carlos Gadia, referência internacional em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodesenvolvimento, e pela educadora Ana Kafa, especialista em inclusão, neurodiversidade e neuroeducação. O encontro abordou práticas pedagógicas inclusivas e o papel dos profissionais da educação na transformação dos percursos escolares.

 

Na sequência, o doutor em Educação Carlos Eduardo Sanches apresentou a palestra “Como aprendizagem com equidade impacta a arrecadação da Prefeitura e a receita da Educação”, trazendo reflexões sobre a relação entre qualidade da aprendizagem, equidade e os indicadores que influenciam o financiamento educacional.

 

Para encerrar a Jornada, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva conduziu a palestra “Ver além do diagnóstico: a escola como espaço de pertencimento”, propondo uma reflexão sobre a escola como ambiente de acolhimento e desenvolvimento integral dos estudantes, para além de rótulos e diagnósticos. “A grande revolução acontecerá por meio do ensino do funcionamento cerebral na infância, com foco na prevenção e promoção da saúde mental. A saúde mental não passa só pelos médicos, ela começa na educação. Todo professor é agente positivo de saúde metal”, explicou.

 

Presenças – Também participaram do evento, a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; a vice-prefeita Sandra Jacovós; a presidente da Câmara de Vereadores, a vereadora Majô; os vereadores William Gentil, Ítalo Maroneze e Professora Ana Lúcia; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aline Cuenca; a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, entre outras autoridades e representantes da educação. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!