“Estou muito feliz, foi muito bom, maravilhoso”, destacou Carolina Genaro, moradora do Condomínio do Idoso. Ela e os demais idosos que vivem no espaço receberam na sexta-feira, 6, uma ação especial de saúde bucal e promoção à saúde. A iniciativa da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), proporcionou um momento de bem-estar e cuidado aos moradores.
Durante a ação, foram realizados atendimentos odontológicos, com avaliação odontológica, profilaxia (limpeza), raspagem e procedimentos de ART (Tratamento Restaurador Atraumático), além de suporte com explicações e orientações sobre como realizar a higienização bucal. Os idosos também receberam atendimento de nutricionistas e agentes comunitários de saúde, que promoveram ações de cuidado por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
“Eu estava com o corpo muito pesado. Depois que fiz o escalda-pés, melhorou. Também aprendi a respirar e foi muito bom. Com duas vezes que eu respirei, já me senti muito melhor”, afirmou a moradora do Condomínio do Idoso, Carolina Genaro.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, ressaltou a importância do trabalho voltado ao bem-estar e à qualidade de vida da população. “Ações como essa serão replicadas em vários ciclos de vida no município, integrando cada vez mais as políticas públicas de saúde, assistência social, educação e outras iniciativas que promovam o cuidado integral das pessoas”, afirmou.
O secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “Essa ação da Secretaria de Saúde reforça o nosso compromisso em garantir mais cuidado, acolhimento e qualidade de vida aos idosos. O retorno foi muito positivo”, afirmou.
Entre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, os participantes receberam a prática do escalda-pés, com a realização de banhos com água natural morna e argila, com o objetivo de promover a vasodilatação e melhorar a circulação sanguínea. “Nós percebemos o compromisso deles em melhorar a saúde e o bem-estar a partir de práticas simples, que podem ser realizadas em casa e estimulam o autocuidado. Eles amaram, todos se sentiram muito bem com a terapia e prometeram que vão manter essa prática para melhorar a sua saúde”, disse Fabrícia Sales, gerente de Promoção à Saúde da Secretaria de Saúde.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)