Offline
MENU

Formação docente 2026 começa com evento estadual Inspira Docência
Por Administrador
Publicado em 09/02/2026 12:20
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), iniciou a divulgação das atividades de formação docente previstas para o ano letivo de 2026. A primeira oportunidade será o evento remoto Inspira Docência, nos dias 9, 19 e 24 de fevereiro, ofertado no âmbito da Rede Estadual de Docência no Ensino Superior (REDES), à qual a instituição é vinculada.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento. O objetivo é ofertar formação a todos os docentes de instituições de ensino paranaenses, com foco em aprimoramento de práticas pedagógicas e promoção da qualidade. A oferta atende a uma demanda interna e amplia as possibilidades formativas para além da própria UEM.

O site de inscrições redireciona os interessados ao site da Formação Pedagógica e Administrativa 2026 da Unicentro (universidade nucleadora da formação). Nesse ambiente, é possível indicar um dos câmpus da universidade, assim, o docente automaticamente estará inscrito nos três módulos. No dia da atividade, haverá uma lista on-line disponibilizada no chat do Youtube para confirmação dos inscritos via registro de frequência. 

Para o reitor Leandro Vanalli, “o evento é de suma relevância para a UEM, pois permite que o corpo docente e agentes universitários antecipem temas centrais às suas atividades anuais. Por meio de palestras, minicursos e oficinas, os participantes aprimoram suas práticas administrativas e pedagógicas, assegurando a excelência acadêmica que é marca da nossa instituição".

O Inspira Docência poderá compor a carga horária total de 60 horas destinada às ações formativas obrigatórias para os docentes recém-ingressantes. O Encontro de Formação para Docentes da UEM (Efuem), com carga horária de 24 horas, será realizado entre os dias 4 e 6 de março. Além desses, os professores têm acesso a 36 horas nos Módulos de Formação Docente ao longo do ano. 

Segundo o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, a programação do Efuem está sendo preparada com novidades para os docentes. “Além das palestras, que serão transmitidas aos professores dos câmpus regionais que não conseguirem vir para Maringá, vamos promover oficinas em todos esses locais a partir de demandas apresentadas pelos próprios profissionais. No último dia, a ideia é voltar as atividades aos centros de ensino, com uma programação híbrida”, explicou.

Em 2025, o Efuem reuniu mais de 500 docentes da instituição e trabalhou a temática “Acesso e permanência no ensino superior”. A palestra de abertura foi ministrada pelo diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Eduardo Moreno Sampaio. 

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!