Maria Eduarda Bueno, de 18 anos, vai realizar o sonho de entrar na universidade. A estudante está entre as classificadas para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do programa Aprova Paraná Universidades. O resultado provisório da seleção foi publicado na sexta-feira (6), no site do programa.
“Foi uma maravilha. Fiquei muito feliz por ter sido pelo Aprova Paraná Universidades, que me deu essa chance maravilhosa de começar minha vida e minha carreira com o pé direito”, celebra. A trajetória escolar da jovem foi toda trilhada na rede pública. Do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, Maria estudou no Colégio Estadual Cívico-Militar (CCM) Cora Coralina, em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá.
Foi por meio da direção do colégio que ela conheceu o Aprova Paraná Universidades, programa do Governo do Estado que garante a reserva de até 20% das vagas nas universidades estaduais para estudantes de escolas públicas. Conforme a jovem, o fato de ter estudado em um colégio cívico-militar também contribuiu diretamente para o resultado.
“Fiquei sabendo sobre o Aprova Paraná Universidades por conta da direção do Cora, que me informou sobre o programa. É um colégio cívico-militar que foi muito bom para mim, porque me ensinou muito sobre disciplina, pontualidade e oratória”, relata.
A partir do dia 20 de fevereiro, a estudante poderá efetuar a matrícula, no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). O início das aulas está previsto para 9 de março, quando a jovem, enfim, realizará o sonho de estudar na universidade. “A UEM é maravilhosa, uma universidade muito boa. Sempre vejo vídeos sobre a UEM e pesquiso sobre ela. Meu maior sonho era entrar lá”, afirma.
Assim como Maria Eduarda, milhares de jovens paranaenses e seus familiares celebram a conquista de uma vaga na faculdade por meio do Aprova Paraná Universidades. O principal objetivo do programa é, justamente, aproximar os alunos de escolas públicas do ingresso no Ensino Superior, garantindo a igualdade de oportunidades entre os estudantes do Paraná.
Programa Estadual
O Aprova Paraná Universidades é um programa desenvolvido em parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed-PR) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR). Neste ano, 13,4 mil estudantes realizaram 24,2 mil inscrições (cada estudante pode se candidatar a até dois cursos) - para 3.757 vagas em 1,3 mil cursos de nível superior das sete universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, UENP, Unioeste, Unicentro e Unespar).
Os candidatos concorrem com a nota da Prova Paraná Mais, avaliação realizada para alunos da rede estadual em novembro do ano passado.
Ao consultarem os resultados divulgados nesta sexta-feira (6), os estudantes poderão figurar nas seguintes situações: classificados dentro das vagas na primeira opção de curso; classificados dentro das vagas na segunda opção de curso; ou, não tendo atingido a pontuação exigida para as vagas pretendidas, em lista de espera. O candidato que assinalou apenas uma opção de curso e não obtiver a nota exigida ficará, automaticamente, em lista de espera.
Quem tiver escolhido duas opções e for classificado dentro das vagas em ambas, será convocado para matrícula na primeira. Caso tenha sido classificado apenas na segunda, será convocado para matrícula nesta, sendo retirado da lista de espera da primeira opção.
Se, por outro lado, o candidato não atingir a nota necessária para classificação em nenhuma delas, deverá escolher uma das opções para que possa permanecer na respectiva lista de espera. Não indicando nenhuma, será considerada a primeira opção assinalada. O prazo para fazer a opção pelas vagas vai até esta segunda-feira (9). Os resultados definitivos da seleção serão divulgados conforme calendário próprio de cada universidade estadual.
(Fonte: AEN)