No dia 10 de março, a partir das 8h30, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza mais uma edição da tradicional Trilha Ecocultural, no câmpus sede. A atividade integra a programação da Calourada 2026 e convida calouros, veteranos e comunidade externa a conhecerem, de forma integrada, os espaços ambientais, culturais e institucionais da universidade.
A concentração será em frente à Reitoria (Bloco Q03) ponto tradicional de saída do percurso. Nesta edição, será realizado o trajeto mais curto da trilha, com duração estimada entre uma e uma hora e meia.
A Trilha Ecocultural é uma das ações do projeto de extensão “Os Direitos de Cidadania e o Meio Ambiente”, coordenado pelo professor Marino Elígio Gonçalves, do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP). O projeto, desenvolvido desde 2005, tem como foco a educação ambiental e a formação para a cidadania, partindo do princípio de que a proteção do meio ambiente é dever de todos e exige participação efetiva da sociedade.
De acordo com o coordenador, a proposta vai além de apresentar a infraestrutura da universidade aos novos estudantes. A iniciativa busca fortalecer o sentimento de pertencimento e conscientizar sobre o papel estratégico da UEM no equilíbrio ambiental de Maringá e região. O câmpus se destaca pela presença de áreas não pavimentadas, bosques e grande diversidade de árvores, que contribuem para a recarga dos lençóis freáticos, para a manutenção da qualidade da água e para o equilíbrio climático local.
“A noção de pertencimento é fundamental. Só se cuida daquilo que se conhece. Quando estudantes e comunidade compreendem a importância ambiental e social da UEM, passam a se reconhecer como parte desse espaço e responsáveis por sua preservação”, ressalta o professor.
Ao longo do percurso, os participantes passam por diferentes ambientes que evidenciam o caráter ecocultural da universidade: museus, espaços artísticos, áreas verdes, bosques, viveiros e prédios institucionais. A proposta é evidenciar a transversalidade entre ensino, pesquisa, extensão, cultura e sustentabilidade.A trilha é aberta a todos, sem necessidade de inscrição prévia. Basta comparecer ao local da concentração no horário indicado. A organização recomenda o uso de tênis e roupas leves, além de boné e água para maior conforto durante a caminhada.
(João Luiz Lazaretti/Comunicação UEM)