Offline
MENU

Genética da raça Jersey atinge patamar de excelência em julgamento de gado jovem na Expoingá 2026
Por Administrador
Publicado em 10/05/2026 07:50
Notícias de Maringá

O pavilhão de julgamentos da Expoingá 2026 reuniu exemplares de elite que demonstraram superioridade em genética e conformação na manhã de sábado (9). Os animais da raça Jersey foram avaliados em um campeonato comparativo que destacou o futuro da pecuária leiteira paranaense.

A pista da Expoingá 2026 serviu como vitrine para a excelência morfológica do gado jovem, concentrando as avaliações exclusivamente nas categorias de bezerras e novilhas. De acordo com o zootecnista e jurado oficial Maurício Santolini, a avaliação priorizou animais que unem força leiteira, profundidade corporal e correção de aprumos, pilares fundamentais para a longevidade e produtividade no campo.

Sobre o rigor técnico aplicado em pista, o jurado destacou. “Buscamos animais que apresentem a funcionalidade fenotípica, unindo força leiteira e qualidade de garupa. Esses itens são essenciais para que o animal consiga se desenvolver corretamente e, no futuro, quando começar sua vida produtiva, consiga ter longevidade com saúde e muita produção de leite”.

O evento contou com oito categorias oficiais: bezerra menor, bezerra júnior, bezerra intermediária, bezerra sênior, novilha menor, novilha júnior, novilha intermediária e novilha sênior, além do campeonato Fêmea Jovem, que reuniu as premiadas de todas as categorias participantes.

A grande campeã foi a novilha Barem Estância Penteado, descrita por Santolini como um animal “muito harmonioso e com excelente beleza fenotípica”, reunindo todas as qualidades desejadas em uma futura grande produtora.

A classificação final reuniu três destaques do criador Flávio Aguiar Penteado, de Paranavaí (PR). Com animais altamente qualificados e que representam o padrão de excelência da raça, a Estância Penteado conquistou as três principais colocações do campeonato Fêmea Jovem.

 

Classificação final:

1ª campeã: Barem Estância Penteado (vencedora da categoria Novilha Menor)

 Criador: Flávio Aguiar Penteado – Paranavaí (PR)

2ª colocada: Mauricia Glaucio Estância Penteado (vencedora da categoria Bezerra Menor)

 Criador: Flávio Aguiar Penteado – Paranavaí (PR)

3ª colocada: Etiopia Estância Penteado (vencedora da categoria Bezerra Intermediária)

 Criador: Flávio Aguiar Penteado – Paranavaí (PR)

 

Para o zootecnista e jurado oficial Maurício Santolini, o julgamento na Expoingá vai além da competição, funcionando como um importante termômetro para o setor.

 

“É fundamental para os criadores compararem seu manejo e o trabalho de melhoramento genético. O nível apresentado em Maringá permite que esses animais compitam em qualquer pista do Brasil”, reforçou. 

(Assessoria Expoingá)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!