Offline
MENU

Câmara de Maringá apoia campanha de segurança no trânsito do Maio Amarelo
Por Administrador
Publicado em 12/05/2026 14:05
Notícias de Maringá

A Câmara de Vereadores de Maringá recebeu na sessão ordinária desta terça-feira (12) o chefe interino da 13ª Ciretran de Maringá, Fabrício Augusto Bariano, que falou sobre a campanha Maio Amarelo e a segurança no trânsito. 

 

O vereador Angelo Salgueiro, autor do convite para uso da tribuna, enfatizou o tema da campanha deste ano “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas” e lembrou do chefe da 13ª Ciretran, Odair Donato Júnior, vítima de acidente de trânsito. 

 

“Recentemente perdemos um grande amigo, um servidor que estava no Detran, chefiava a 13º Ciretran. O Júnior vinha conduzindo seu veículo pela rodovia quando um condutor entrou na via. Falamos de um chefe de Ciretran que perdeu a vida por uma pessoa que cometeu um ato totalmente imprudente na condução de seu veiculo”, lamentou.

 

O objetivo do Maio Amarelo deste ano é a redução de acidentes, especialmente envolvendo motociclistas, ciclistas e pedestres. O foco é a empatia e comportamentos seguros no trânsito, buscando mostrar que enxergar o outro, principalmente, aqueles mais vulneráveis, é um gesto simples, mas que salva vidas.

 

Maringá registrou no ano passado mais de 7 mil acidentes, aumento de 4% comparado a 2024, mas com queda de 36% na gravidade e no número de vítimas. A Avenida Colombo lidera o ranking de acidentes e os motociclistas representam a maioria das vítimas fatais.

 

O chefe interino da 13ª Ciretran de Maringá, Fabrício Augusto Bariano, lembrou que “o Maio Amarelo é uma campanha mundial e não é realizada apenas na nossa cidade e região. O Maio Amarelo quer a redução de mortes e infelizmente, a cada dia que passa, o trânsito está mais violento. Precisamos entender que toda a vida conta”. 

 

Bariano destacou que o trânsito foi feito “para nos dar conforto, tranquilidade, rapidez e não simplesmente para ceifar vidas, diariamente”. Lembrou do impacto para as famílias das vítimas e que a maior parte da causa dos acidentes são decorrentes por falhas de condutores. 

 

O convidado também enfatizou que o trânsito é coletivo “e as vidas devem ser cuidadas em sociedade”. “Se eu quero um trânsito melhor, qual exemplo estou dando para os meus filhos?. É muito comum vermos os pais não utilizando o cinto de segurança, usando o celular enquanto dirigem”, observou. 

(Texto: Comunicação CMM. Foto: Marquinhos Oliveira/CMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!