ATLETISMO - Mais de 3 mil corredores participarão da Prova Rústica Tiradentes
21/04/2016 18:08 em Atletismo

Com mais de 3 mil inscrições realizadas, a Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), segue com os preparativos para a corrida, uma das mais tradicionais do país, que reúne os melhores corredores de rua, além dos atletas estrangeiros, que neste ano, contará com a participação de nove, sendo seis do Quênia e três da Tanzânia.

 

A prova será realizada no domingo (24), com largada às 8h30 para o masculino e feminino. Os atletas que decidirem largar na categoria Elite, ou seja, na frente das demais competidores, concorrerão ao prêmio apenas desse grupo. A largada e a chegada serão em frente ao Paço Municipal, na Avenida XV de Novembro.

 

A prova principal terá o percurso de 10 mil metros. As categorias de disputa, tanto para homens ou mulheres, serão: Juvenil (16 a 19 anos), Categoria A (20 a 24 anos), Categoria B (25 a 29 anos), Categoria C (30 a 34 anos), Categoria D (35 a 39 anos), Categoria E (40 a 44 anos), Categoria F (45 a 49 anos), Categoria G (50 a 54 anos), Categoria H (55 a 59 anos), Categoria I (60 a 64 anos), Categoria J (65 a 69 anos) e Categoria K (70 anos e acima).

 

As disputas das categorias menores serão mais uma vez na Vila Olímpica, assim como em anos anteriores. As provas seão realizadas no sábado (23), a partir das 15 horas, na pista de atletismo instalada no Estádio Willie Davids e terão três categorias diferentes: sub-11 (8 a 10 anos), pré-mirim (11 a 13 anos), mirim (14 e 15 anos) - disputadas em três provas: 60, 150 e 250 metros rasos. Todos os inscritos receberão medalhas de participação.

 

Para dar suporte aos atletas, no dia da corrida cerca de 300 pessoas farão parte da organização do evento, entre médicos, estagiários, voluntários, servidores municipais e integrantes de entidades ligadas a área da segurança.

 

O evento é uma promoção conjunta da Prefeitura do Município de Maringá, através da SESP, do 4º Batalhão de Polícia Militar e RPC, inserido nas comemorações alusivas ao dia de Joaquim José da Silva Xavier, Patrono dos Policiais Militares do Brasil e Mártir da Independência.

 

NOVIDADES

Uma das novidades para este ano é a categoria Elite. Para esta edição não será mais facultado ao atleta a opção de escolher em qual categoria será premiado em função de melhor classificação ou categoria. Todos concorrerão em todas as categorias, exceto na ELITE, podendo haver premiação em categorias distintas.


CORRENDO PARA NADAR

Com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), integrantes do Projeto Correndo para Nadar também participarão da Prova Rústica Tiradentes. Com treinos diários, a comerciante, Gracyelle Cristina Abilas Tarosso, frequenta o Projeto há mais de um ano e  correrá pela quarta vez na Tiradentes.

 

"Foi através do Projeto que eu comecei a mudar meu hábito de vida. Vou correr pelo grupo de mulheres e também pela diversão, pois uma incentiva a outra e acaba se tornando prazeroso", diz.

 

Já a professora, Valéria Soares de Assis, participará pela primeira vez na Rústica e disse que está pronta para o desafio.

 

"A expectativa é cumprir a prova e corresponder aos treinos, pois o grupo é bastante entusiasmado e a adrenalina acaba que sendo grande. Estou preparada e ao mesmo tempo nervosa, porém, confiante", ressalta.

 

 

A SESP desenvolve o projeto Correndo para Nadar como forma de incentivar, preparar e condicionar mulheres para praticar corrida de maneira correta. O projeto é gratuito e conta com 56 participantes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!