A Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá (Sesp) recebeu propostas de 25 empresas para desenvolverem projetos de formação e alto rendimento de atletas e equipes nas competições esportivas.
A apresentação das propostas atendeu ao chamamento público realizado no começo deste ano pela Prefeitura de Maringá em busca de projetos elaborados por organizações da sociedade civil que visam a promoção e desenvolvimento do esporte na cidade.
Os projetos apresentados vão passar por um processo de seleção para dividir o valor total de R$ 2 milhões que serão repassados durante o ano, com recursos próprios do município.
Segundo o diretor de Esportes da Sesp, Valdemar Silva - o “Dema” - todas as modalidades disponíveis, com exceção do Goalball, receberam propostas de projetos, incluindo o desenvolvimento do esporte paralímpico.
“Depois de selecionados os projetos e com toda a documentação exigida aprovada, as empresas passarão a receber os repasses, que terão valores diferenciados e proporcionais à complexidade da modalidade desenvolvida, grau de investimentos previstos e resultados conquistados”, explica.
A previsão é que os repasses e os projetos de desenvolvimento das modalidades tenham início a partir de março.
PROGRAMA DE INCENTIVO
O chamamento público realizado pela Sesp integra o “Programa de Incentivo ao Esporte Amador de Maringá”, que tem o objetivo de tornar a cidade referência esportiva sustentável e nacionalmente reconhecida pela preparação de atletas desde a base ao alto rendimento, além da qualificação da gestão, melhoria e articulação das infraestruturas esportivas.
Apenas é selecionada uma proposta por entidade, que poderá efetuar a preparação de atletas da base ao alto rendimento, ou a organização e gestão de seleções principais de modalidades que representem o município em competições estaduais e nacionais.
Para o secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, o Programa de Incentivo ao Esporte Amador de Maringá visa investir na prática esportiva e no incentivo aos atletas e paratletas.
“A estratégia é formar uma geração de alto potencial técnico para que atletas e equipes tenham todas as condições necessárias para se dedicar ao esporte e representar bem a cidade em torneios das mais diferentes modalidades esportivas”, conclui. (Carlos Pedroso/PMM)