André Renato/SECOM
A pista de atletismo do Estádio regional Willie Davids recebeu no último sábado (23), aproximadamente 550 atletas da categoria menores para a disputa da 42ª Prova Rústica Tiradentes. No total foram três categorias em disputa, sub-11 (8 a 10 anos), pré-mirim (11 a 13 anos), mirim (14 e 15 anos) em três diferentes provas, 60 metros rasos, 150 metros rasos e 250 metros rasos.
Na tarde divertida e de muita empolgação foram completadas as provas que resultaram na premiação de 18 atletas nas três categorias, feminino e masculino. Muitos participantes estavam acompanhados por familiares, amigos e equipes de outras cidades.
O secretário de Esportes e Lazer (SESP), Rony Bergamasco, esteve presente e agradeceu a participação do público, destacando a importância da Prova.
“A presença dos pais ou técnicos garante uma grande motivação para os menores na iniciação esportiva, fazendo com que a dedicação e entusiasmo por parte das crianças seja cada vez mais positiva na modalidade. Iniciar a prática esportiva na infância promove grandes benefícios para a saúde e ajuda no desenvolvimento e crescimento das crianças. A categoria menores é mais um incentivo promovido pela Prefeitura para o lazer esportivo à população maringaense e demais regiões”, afirmou o secretário.
Os melhores atletas de cada categoria foram classificados através de seletivas, e os oito melhores de cada uma dessas baterias se classificaram para a disputa da prova final. Ao término de cada disputa os atletas receberam medalha de participação. Além da medalha, os três primeiros atletas classificados receberam um troféu.
Disputando a Prova pela quarta vez, a campeã da categoria sub-11, Rayssa Rodrigues Florentino, sempre teve apoio dos pais e contou sobre a emoção de garantir a primeira colocação. "Foi muito legal, estou muito feliz. Em outras disputas, o máximo que consegui foi segundo lugar. Antes da largada fiquei muito ansiosa e tremia demais, mas agora é só alegria", disse entusiasmada.
Campeã do pré-mirim (150 metros rasos), Stefani Beatriz Navarro da Silva, pratica a modalidade há um ano. "Eu treino faz pouco tempo e hoje consegui um grande resultado. Amo o esporte e pretendo seguir carreira no futuro, estou muito feliz".
Já o maringaense, Leonardo Panucci, campeão da categoria pré-Mirim (150 metros rasos), disse que disputou por lazer. "Eu gosto de correr e esta é a minha segunda participação na prova. Fiquei muito contente com a conquista e me diverti bastante".
A Prova Rústica Tiradentes é uma realização conjunta da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), do 4º Batalhão de Polícia Militar e com a promoção da RPC. O evento é inserido nas comemorações ao dia de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, patrono dos Policiais Militares do Brasil e Mártir da Independência.
Confira os melhores colocados de cada categoria:
60 Metros Rasos – Feminino
1º - Rayssa Rodrigues Florentino – Paranavaí
2º - Luiza de Lima Scodro – Maringá
3º - Beatriz Vitória Descadesci – Colorado
60 Metros Rasos - Masculino
1º - Rian Henrique de Souza de Oliveira – Paranavaí
2º - Kayman Rodrigues Martins do Carmo - Colorado
3º - Matheus Henrique dos Santos - Santa Fé
150 Metros Rasos - Feminino
1º - Stefani Beatriz Navarro da Silva – Paranavaí
2º - Rafaela de Lima Barbosa – Paranavaí
3º - Samira Eduarda da Silva Paiva - Mandaguari
150 Metros Rasos - Masculino
1º - Leonardo Panucci – Maringá
2º - Igor Siabras Dutra – Mandaguari
3º - Murillo Simas Conte - Campo Mourão
250 Metros Rasos – Feminino
1º - Viviane Caroline Moraes – Cianorte
2º - Taina Beatriz Antunes - Campo Mourão
3º - Almara Luiza Gonçalves do Nascimento - Maringá
250 Metros Rasos - Masculino
1º - Felipe Eduardo de Souza Sunsin – Maringá
2º - Gustavo de Souza Pagani – Maringá
3º - Rafael Queiroz dos Santos - Maringá