Offline
Apresentado na Expoingá o ‘Samu’ dos animais
07/05/2018 11:01 em Notícias de Maringá

Uma antiga ambulância do Corpo de Bombeiros de Maringá, que integrava a frota do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), foi reformada e vai passar a ser usada no atendimento de animais abandonados ou feridos, uma espécie de Samu Veterinário.

 

O veículo foi entregue pelo prefeito Ulisses Maia à Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal em cerimônia no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, como parte das atividades da 46ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial (Expoingá), e permanece estacionada ao lado do estande da Prefeitura.

 

De acordo com o prefeito, a unidade, denominada Emergência Animal, é resultado da união de vários setores. O Corpo de Bombeiros fez a doação da viatura, que já não era mais usada no salvamento de pessoas acidentadas, e

várias instituições tiveram participação na adaptação para o atendimento aos animais.

 

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamim, destaca que o veículo é um passo importante para que a prefeitura possa melhorar o atendimento a animais de rua, porque, até então, não dispunha de uma unidade apropriada. “Além dos animais que se encontram abandonados, agora temos condições de atender animais doentes ou que tenham sido feridos por  pessoas ou em acidentes”, acrescenta o diretor de Bem-Estar Animal, Marco Antônio Azevedo.

 

Ele explica que as equipes que farão o atendimento têm treinamento para oferecer, no local, os primeiros socorros ao animal, antes de encaminhá-lo para uma clínica veterinária ou ao canil. O veículo tem espaço para manter até quatro cães ao mesmo tempo, mas os compartimentos podem ser usados também por gatos ou outros animais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!