Passeio ciclístico noturno movimenta Londrina no Dia do Desafio
30/05/2018 09:32 em Ciclismo

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) convida ciclistas amadores e profissionais de todas as idades para uma noite diferente na programação do Maio Amarelo. Nesta quarta-feira (30), às 20h, Londrina recebe mais um “Ciclo Sesc – Movimente sua Vida no Pedal”. Com concentração e largada no estacionamento do hipermercado Condor, na rua Rio Grande do Sul, o passeio ciclístico vai percorrer 16 km entre as regiões central, oeste e norte.

 

A novidade para esta edição é que, além melhorar a saúde com a prática e ter a oportunidade de descobrir as riquezas históricas e naturais da cidade, os amantes da bike ainda vão ajudar o município no Dia do Desafio - a maior campanha de incentivo a atividades físico-esportivas do mundo.

 

Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a transferência do evento para o meio da semana foi justamente para integrar as duas propostas. “O Ciclo Sesc tradicionalmente é realizado durante os finais de semana, mas, como ambos os acontecimentos têm objetivos parecidos, neste mês resolvemos fazer um ajuste na data para somar pontos para Londrina”, explicou.

Concebido como uma competição amigável entre localidades do mesmo porte ao redor do mundo, o Dia do Desafio visa estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Neste ano, Londrina disputa com Santiago de Cuba, município com pouco mais de 500 mil habitantes localizado na ilha caribenha. A ideia é ver qual das duas cidades consegue colocar mais gente para se mexer em um mesmo dia.

 

Para Ribeiro, trata-se de uma ótima chance para praticar atividade física e, com integração e cooperação, ainda ajudar Londrina. “Para além do Dia do Desafio e dos benefícios proporcionados pelo pedal, neste momento é importante falarmos da bike como modalidade de locomoção”, disse o coordenador, em alusão à crise dos combustíveis que, por conta da greve dos caminhoneiros, tem feito muita gente deixar o carro na garagem em todo o Brasil.

 

“Com a falta de gasolina e álcool decorrente da paralisação dos transportadores, durante esta semana houve até congestionamento de bicicletas em São Paulo. Neste sentido, podemos considerar que os últimos dias têm registrado episódios interessantes. Precisamos avaliar a nossa profunda dependência dos veículos, refletir sobre novas formas de organizar a sociedade”, avaliou.

Dicas – Como de costume, o Ciclo Sesc contará com o apoio da CMTU e da Polícia Militar (PM) durante todo o trajeto. O percurso inclui vias como a Leste-Oeste, a rua Ruy Virmond Carnascialli, as avenidas Jules Verne, Henrique Mansano e Dez de Dezembro, além da rodovia Carlos João Strass. Apesar da presença de batedores para garantir a segurança dos participantes, a orientação dos organizadores é que os ciclistas façam uso de equipamentos de segurança, como capacete, joelheira, farol ou sinalizador de bicicleta.

 

Desenvolvido em várias cidades do Paraná e, em Londrina, desde 2015, o “Ciclo Sesc – Movimente sua Vida no Pedal” é uma realização da CMTU em parceria com o Sesc e o sistema Fecomércio.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!