Orlando Gonzalez
Maringá ocupa a liderança dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) que acontecem em Toledo até o próximo dia 15, com 255 pontos, seguida de Londrina, com 241 e Curitiba, com 233 pontos, na terceira posição. O primeiro lugar, após o fim de nove modalidades, demonstra que algumas modalidades mantiveram a média da temporada 2017, quando a delegação maringaense obteve o terceiro lugar geral em Londrina. Outras evoluíram em um ou nos dois naipes e, por isso, a boa média de pontos neste início de competição, que nesta terça-feira (11) chega ao quinto dia de evento no Oeste do Paraná.
Entre as modalidades campeãs o panorama em relação a 2017 está assim: o atletismo apresentou crescimento. A equipe masculina pulou do terceiro lugar para o título, enquanto a equipe feminina saltou do quinto para o terceiro lugar em 2018.
O ciclismo também evoluiu bem. Em 2017, a equipe feminina ficou na quarta posição e a masculina no sexto lugar. Agora, são as campeãs dos JOJUPs.
A natação de Maringá cresceu e, muito, no masculino. Saiu do terceiro lugar para o título geral, e o ouro foi bastante comemorado, afinal derrotou a capital, uma grande força da natação estadual. O time feminino obteve o terceiro lugar no ano passado, e encerrou na quinta posição em Toledo.
O tênis de campo manteve a boa regularidade. A equipe feminina, vice-campeã em Londrina, encerrou como campeã. No masculino, em 2017 foi campeão, e agora fechou na terceira posição
O vôlei de praia é outra modalidade que apresentou ótimo rendimento. No feminino, de vice passou para campeão, e o time masculino manteve-se como campeão. Além disso, ainda conquistou a prata no masculino e o bronze no feminino.
O karatê de Maringá obteve na temporada passada o vice-campeonato nos dois naipes. Em Toledo, o masculino encerrou campeão, quebrando jejum de 15 anos, enquanto as garotas fecharm na sétima posição.
Outra modalidade que subiu ao pódio para receber premiação entre as melhores foi a do rúgbi, que vinha de vice-campeonato no feminino e terceiro lugar no masculino. Em Toledo, repetiu o vice-campeonato geral no feminino, enquanto a equipe masculina garantiu o quinto lugar.
Pontos importantes para a delegação também foram assegurados em mais duas modalidades. No taekwondo, que no passado foi sétimo colocado no masculino e décimo no feminino, terminou em Toledo em oitavo no masculino e décimo terceiro no feminino. E a GR, que repetiu da última edição, e terminou na quinta posição.