Orlando Gonzalez
A modalidade de futsal alcançou a marca de 120 gols em 18 partidas pela primeira e segunda rodadas da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Assaí. A média está em 6,6 gols por partida. Em jogos disputados no Colégio Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo e ginásio de esportes Yoshihiro Nonomura, a segunda rodada teve 59 gols em nove partidas, e a média está em 6,5 gols por jogo. No feminino foram 16 gols em três partidas, com média de 5,3 gols por jogo, e no masculino foram 43 gols, incluindo os times especiais, em seis jogos, e a média está em 7,1 gols por jogo.
A maior goleada saiu no jogo entre o Colégio Marcílio Dias, de Itambaracá, e o Colégio Napoleão Reis, de Ibaiti, pelo feminino da Classe B (12 a 14 anos). Vitória para a equipe do Marcílio Dias, que ganhou por 10 a 0, após 5 a 0 no primeiro tempo. Foi o segundo resultado positivo da equipe que lidera as disputas. O jogo foi disputado no Colégio Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo. No mesmo local, pela Classe B masculina, o Colégio Dom Bosco, de Jaguariaíva, superou o Colégio Júlia Wanderley, de Jaboti, por 7 a 5. No primeiro tempo a vantagem do time vencedor foi de um gol: 3 a 2. No outro compromisso masculino B, o Colégio Aloysio Tostes, de Nova Fátima, fez 2 a 1 no Colégio Rio Branco, de Assaí.
Pelo feminino da Classe A (15 a 17 anos), o Colégio Maximus, de Arapoti, obteve o segundo resultado positivo no campeonato ao superar o Colégio Rui Barbosa, de Jacarezinho, por 2 a 0, placar que foi construído na etapa inicial. Também pelo feminino, o Colégio Cyruaco Russo, de Bandeirantes, passou pelo Colégio Aldo Dallago, de Ibaiti, por 3 a 1. Na etapa inicial a equipe inicial a vitória com vantagem mínima. Foi o primeiro resultado positivo da equipe na competição.
No masculino A, o Colégio Dom Bosco, de Jaguariaíva, goleou o Colégio Durval Ramos Filho, de Andirá, por 4 a 0. Na etapa inicial o time de Jaguariaíva, que agora tem duas vitórias nos Jogos, conseguiu 2 a 0 no placar. Também pelo masculino, o Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio, venceu a primeira partida. No confronto com o Colégio Maria Lydia, de Assaí, o resultado foi de 3 a 1, após empate de 1 a 1 na etapa inicial.
No masculino Especial, a Escola Procopense, de Cornélio Procópio, sofreu derrota para a Escola Antônio Paulo Souza, de Siqueira Campos, que ganhou por 8 a 3. No primeiro tempo, o time de Siqueira fez 4 a 1 no placar. No outro jogo, a Escola Zilda Arns, de Assaí, empatou de 2 a 2 com a Escola Salomão Andraus, de Wenceslau Braz, em placar estabelecido na etapa inicial.
Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.