A equipe do Projeto de Formação Esportiva da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), conquistou o total de 119 medalhas no II Torneio Regional Norte Mirim a Senior de Maringá, realizado no sábado (18), na piscina do Country Club. O evento, que é organizado pela Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), com o apoio da Prefeitura, através da Sesp, reuniu sete equipes, na disputa de 76 provas, em duas etapas.
A equipe do Projeto de Formação Esportiva de Maringá participou com 36 atletas entre 6 a 17 anos (25 federados e 11 não federados).
Cada atleta disputou seis provas nas diferentes categorias. Além de Maringá, equipes de Londrina e Campo Mourão, também participaram evento. O Torneio teve as categorias: Pré-Mirim, Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior.
Em destaque na categoria Infantil I, a atleta Maria Eduarda Volpato, conquistou 7 medalhas (4 de ouro e 3 e prata). Na Petiz II, Mariana Matsuda, garantiu 6 medalhas (2 de ouro e 4 de prata). Já a atleta Isadora Dourado, conquistou 5 medalhas na competição (4 ouro e 1 prata), na categoria Juvenil I.
O secretário da pasta, Rony Bergamasso, aponta que as atividades que a Sesp realiza é pra integrar ainda mais as crianças e os jovens da cidade.
“O nosso maior objetivo é incentivar as crianças e apoiá-las nos eventos como esse torneio. Conseguimos ótimos resultados e parabenizamos tanto os atletas quanto os treinadores. Que nossos profissionais continuem sempre buscando melhorias e levando o nome de Maringá como uma cidade que oferece diversos modalidades do esporte”, diz.
Projeto
Com pouco mais de dois anos em andamento, o Projeto de Formação Esportiva de Natação da SESP já atende mais de 30 crianças na iniciação dos treinamentos esportivos de rendimento para a modalidade, realizados nas piscinas da Vila Olímpica.
Os alunos treinam nas estruturas municipais diariamente e são selecionados levando em conta a condição técnica e determinação, com o objetivo de se tornarem potenciais atletas da natação maringaense.
O objetivo de projetos como este é oferecer a oportunidade da prática e desenvolvimento esportivo aos alunos do município.
"É motivo de grande satisfação perceber a evolução de cada atleta da equipe. Esperamos conquistar bons resultados para a cidade", aponta a professora Cristiane Carreira.