A parceria firmada com a Movimenta Fisioterapia, localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba, tem contribuído com a melhora da performance dos jogadores do Novo Futsal São José dos Pinhais na disputa da Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal. Isto porque, de acordo com a necessidade de cada um, os atletas, sob os cuidados do fisioterapeuta Diego Carvalho, têm realizado o treinamento funcional, que ajuda também na prevenção de lesões durante a sequência de jogos pela competição estadual.
“A técnica do treinamento funcional visa tanto potencializar a resistência dos jogadores como prevenir ou ajudá-los a se recuperar de lesões. Nos trabalhos, são exploradas as capacidades físicas mais exigidas no futsal como a agilidade, a força, a concentração, a velocidade e a explosão muscular. Dentro do futsal, busca-se trabalhar a melhora do movimento específico e adquirir equilíbrio das cadeias musculares, diminuindo as chances de lesão”, apontou Carvalho.
Diego Carvalho explicou ainda que, no futsal, há ações curtas e intensas, mas longas pausas para novas ações e, durante o treinamento funcionamento, é feito um trabalho para adaptar ao jogador com a realidade dos jogos.
“Durante o treinamento funcional, procuramos criar uma adaptação ao atleta, para que possa realizar os movimentos com mais intensidade e segurança, diminuindo a chance de fadiga muscular. Na partida, o atleta utiliza de força explosiva, resistência e em determinados movimentos, força máxima. Para aprimorar o desempenho, é importante trabalhar o fortalecimento articular e o centro de equilíbrio, especificamente no fortalecimento do core e exercícios de propriocepção”
Com o time são-joseense, o trabalho é desenvolvido separadamente com cada jogador e os trabalhos, segundo Diego Carvalho, são realizados de acordo com a necessidade de cada jogador. Por isso e, aproveitando da grande estrutura da Movimenta Fisioterapia, os trabalhos são realizados, na sua maioria, de maneira isolada, para que o objetivo final possa ser atingido pelo profissional e pelo jogador.
“Os exercícios devem ser realizados com alta intensidade, velocidade e frequência de movimentos próxima da realidade de uma partida, sendo possível trabalhar de forma integrada ou isolar os objetivos durante cada sessão de treino”, concluiu Diego Carvalho.