Eles não têm intimidade com a bola de futsal e, portanto não proporcionam lances bonitos em quadra, mas a alegria pelo simples fato de participar e de marcar um gol não tem preço. São os alunos das escolas das Apaes – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – de Nova Cantu e Ubiratã que participaram da 1ª edição dos Jogos da Integração da Comcam, em Nova Cantu.
Pela força de vontade e entusiasmo com que entram em quadra e suam a camisa já seriam merecedores da medalha de ouro. No primeiro jogo houve empate de 3 a 3 e, na partida decisiva, que valia o título, Ubiratã venceu por 3 a 1. Ninguém melhor que os professores que os acompanham no dia a dia nas escolas especiais para entender a importância de uma competição como a que a cidade de Nova Cantu sedia para fomentar a socialização e a autoestima desses alunos.
“A inclusão que os jogos proporcionam é importante. Nossos alunos de Nova Cantu nunca haviam participado de nenhuma competição e estão bastante empolgados. Além de conhecerem alunos de outras cidades ficam mais motivados para participarem de outros eventos esportivos. É muito gratificante essa oportunidade que eles estão tendo em nossa cidade”, destaca a professora Simone Aparecida Gomes da Silva, da Escola de Educação Especial Neusa Maria Pereira.
Para o professor Valmir Ferreira, da Escola de Educação Especial Jesus Menino, de Ubiratã o sentimento é semelhante ao da professora Simone. Durante o jogo cada um orientou como pode sua equipe em busca da vitória, mas por fim o placar era o que menos interessava.
“O importante não é vencer o jogo, mas a socialização que esses jogos proporcionam aos nossos alunos. Eles se confraternizam com alunos de outras escolas e aprendem a vencer outras barreiras por meio do esporte”, afirma o professor.
Os Jogos da Integração da Comcam são promovidos pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET), em parceria com a prefeitura de Nova Cantu.