Offline
Cônsul-Geral e comitiva de estudantes japoneses passam por Maringá
22/02/2019 13:26 em Notícias de Maringá

Acompanhado de um grupo de estudantes de universidades japonesas e dois diplomatas, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, fez uma visita de cortesia à Prefeitura de Maringá na tarde desta quinta-feira, 21.

 

A comitiva foi recebida pelo vice-prefeito Edson Scabora e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Hossokawa, além de outras autoridades e lideranças da comunidade nipo brasileira convidadas para a recepção.

 

Entre elas estavam o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto; o presidente da Acema, Afonso Shiyozaki, e o ex-jogador Alex Santos, que se naturalizou japonês e defendeu a seleção de futebol do Japão em duas Copas do Mundo.

 

Ao agradecer a recepção, o cônsul japonês explicou que veio a Maringá para estreitar o projeto de apoio aos brasileiros que residem e trabalham no Japão, ao mesmo tempo em que faz o acompanhamento desses brasileiros em seu processo de readaptação quando retornam ao Brasil. 

 

Ele também fez a apresentação do integrante do Comitê Educacional da Prefeitura de Aichi, Kenji Kikuchi; da representante do Departamento para a América do Sul do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Natsuki Konaga, e de seis estudantes das universidades de Shizuoka, Nagoya e Yokohama. “Esses jovens fazem parte do grupo de estudantes que oferece apoio e suporte aos brasileiros que moram e trabalham no Japão”, explicou, com o auxílio de um intérprete.

 

Influência nipônica

O vice-prefeito Edson Scabora agradeceu a visita da comitiva e relatou aspectos históricos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses à cidade há 71 anos. “Até hoje o município traz muito do que aprendeu com o sistema cooperativista trazido pelos japoneses na época da fundação da cidade”, destacou, lembrando outros legados como o clube Acema - “que é referência nacional” - e o Parque do Japão, “que é o maior parque com características orientais construído fora do território japonês”.

 

No final do encontro, as autoridades trocaram presentes. O vice-prefeito entregou ao cônsul uma placa registrando a visita à cidade, livros com a história dos 71 anos de Maringá e bottons com o brasão do município.

 

“Só pelo número de descendentes de imigrantes japoneses e pelo número de maringaenses que hoje moram e trabalham no Japão já se justifica a permanência da comitiva por um dia em Curitiba e três dias no norte do Paraná”, finalizou o cônsul.

 

Nesta sexta-feira a comitiva segue para Londrina e depois vai até Assaí, onde a colônia de descendentes japoneses também é significativa. (Foto: Vivian Silva/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!