Guarda Municipal de Maringá realiza 400 abordagens e 17 encaminhamentos por tráfico
22/02/2019 22:51 em Notícias de Maringá

A Guarda Municipal realizou, nos últimos sete meses, cerca de 400 abordagens, resultando em 17 encaminhamentos à delegacia por tráfico, 97 por consumo de drogas e de uma pessoa com mandado de prisão aberto. As ações foram possíveis graças ao retorno de operação das câmeras de monitoramento em agosto de 2018.

 

Após mais de 1 ano inoperantes por falta de manutenção, as câmeras passaram por conserto licitado pela atual gestão, também capacitando novos agentes para a operação de videomonitoramento. A Central de Comunicação da Guarda Municipal conta com cinco mesas operadoras de 45 câmeras que oferecem imagens com zoom, rotação de 360 graus, pausa entre outras funcionalidades.

 

A tecnologia tem infravermelho o que possibilita observar mesmo durante a noite os suspeitos. O videomonitoramento é realizado 24 horas na Central de Comunicação que divide o espaço estrategicamente com os setores de rádio e telefonia. A Secretaria de Segurança Municipal tem projetos para ampliar o monitoramento com a utilização de um moderno sistema.

 

“A tecnologia disponibiliza não apenas imagens, como também tem capacidade de detectar e alertar o operador a presença de pessoas e veículos suspeitos”, explica o secretário de Segurança Municipal, coronel Antonio Padilha, lembrando que o sistema visa principalmente a utilização de inteligência. 

 

“O objetivo é integrar as forças de segurança e dentro de cada competência, assegurar um trabalho eficiente e com rápida resposta no combate à violência e à criminalidade”, completa Padilha, lembrando que o videomonitoramento já tem auxiliado investigações policiais.

 

Investimentos 

Desde 2017 foram investidos mais de R$ 4 milhões na segurança da cidade. Nos últimos dois anos, foram adquiridos 13 veículos, um deles destinado exclusivamente para a Patrulha Maria da Penha. Recentemente também foi inaugurada a sede da Secretaria de Segurança Municipal que abriga a Guarda Municipal e conta com mais de 3,4 mil m². Além da área administrativa e operacional, reúne a central de videomonitoramento, salas de treinamento de defesa pessoal, musculação e Defesa Civil. (Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!