Com dois jogos na etapa final onde bateu recorde de pontuação, Janiópolis consolidou sua boa participação, superou seus adversários e foi campeão dos 1º Jogos da Integração da Comcam, o JOCAM, na modalidade malha. As disputas foram na Cancha do Estádio Municipal José Navarro, que sediou nO domingo (10), as disputas semifinais, do terceiro lugar e por último da final da competição.
Em uma das semifinais, Janiópolis já foi melhor sobre Farol, vencendo por 66 a 36 e garantindo sua presença na final. Luiziana venceu Nova Cantu por 56 a 44 e também foi para a decisão. A disputa pelo terceiro lugar foi entre Nova Cantu e Farol, e os farolenses foram melhores, vencendo por 44 a 42. Na final, mais um excelente participação dos janiopolitanos, que venceram com outro placar dilatado: 72 a 42 contra Luiziana.
A equipe campeã contou com os atletas Dezinho, Futrica, João e Severino, comandados pelo técnico Gilson Soares, que também é o Presidente da Associação de Malha de Janiópolis. Ele deixou claro que os resultados obtidos na disputa foram gratificantes.
“Estas altas pontuações e a conquista obtida aqui só vem a coroar o trabalho que vem sendo realizado há três anos pela associação da malha em nossa cidade. Temos em torno de 50 praticantes, que jogam e treinam em todos os sábados e domingos, e realizamos também torneios”, ressalta Gilson, que deixou ainda claro que em breve será realizado o campeonato municipal.
O técnico ainda deixou claro que a “pista” em que praticam a modalidade em Janiópolis é diferente da encontrada em Boa Esperança, mas que a adaptação foi fácil. Aproveitou ainda para deixar seus elogios pela realização dos Jogos da Integração da Comcam, e mais ainda, pela presença da modalidade.
“Foi uma excelente iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo”, concluiu o treinador da equipe campeã. A equipe luizianense, vice-campeã, contou na competição com Mario Cesar, Edilberto, Roseri e Reinaldo.
O coordenador da modalidade, Benedito Alves Machado Neto, agradeceu pela oportunidade de difundir a mesma nesta competição.
“Foi uma honra muito grande para mim vir a esta disputa, pudemos realizar a disputa da malha, um dos esportes mais antigos que existem, e que estamos com um grande número de praticantes também em nossa região”, destaca.
Para vencer uma partida, ele deixa claro que deve ter muita concentração por parte dos atletas. “São 10 passadas de malha, e quem tiver mais pontos será o vencedor da partida. São dois pontos para quem parar a malha dentro do círculo e quatro pontos para quem atingir o pino. O campeão de hoje (Janiópolis) bateu o recorde durante uma partida, fazendo 72 pontos, o que para nós é uma grande satisfação, ver equipes se dedicando, se preparando e buscando seu espaço nesta modalidade da melhor maneira, e o principal de tudo, praticando”, conclui o dirigente.