Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá funcionam neste sábado, 4, das 8 às 17 horas, para vacinação contra a gripe e atualização de esquemas vacinais. A ação de mobilização faz parte do Dia D da Campanha Nacional contra a Influenza, com término previsto para o próximo dia 31. A imunização ocorre após 15 dias da data de vacinação e protege contra três tipos de vírus de influenza, o A (H1N1 e H3N2) e influenza B.
O grupo prioritário da campanha é crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, policiais civis, militares, forças armadas e bombeiros, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
Levando em consideração somente os cinco grupos cuja meta de vacinação é de 90% do público, sendo somados os de crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e idosos, essa população total estimada é de 86.803. Receberam a dose de vacina contra gripe até o mais recente levantamento, 24.741 pessoas, o que equivale a 31,95% desse total. A soma de todos os públicos estimados a serem vacinados em Maringá é mais de 130 mil pessoas.
A vacina está disponível, gratuitamente, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá e distritos de Floriano e Iguatemi. A Sala de Vacinação da secretaria (avenida Prudente de Morais, 885) está, temporariamente, desativada para reforma e ampliação da sede da secretaria. A lista com endereços e telefones das UBSs estão no anexo. (Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
MAIS - http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=fddb6a98e555fd&id=34777