Mais de 56 mil do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe ainda não procuraram a rede pública para imunização. Da população estimada em 130 mil, entre crianças, gestantes, trabalhadores de saúde e demais grupos prioritários, 74.609 mil (57,11%) receberam a dose, até quarta, 8, data do último balanço. A campanha prossegue até o dia 31 de maio e o atendimento é realizado, gratuitamente, nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Maringá e distritos de Floriano e Iguatemi.
No último sábado, 4, todas UBS's fizeram plantão no Dia D da Campanha Nacional contra a Influenza. Em apenas um dia vacinou 9,7 mil pessoas. A imunização ocorre após 15 dias da data de vacinação e protege contra três tipos de vírus de influenza, o A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A meta da campanha é atingir mais de 117 mil, 90 % do público-alvo.
O grupo prioritário é formado por crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas e população privada de liberdade.
Também integram o grupo, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, policiais civis, militares, forças armadas e bombeiros, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção a exemplo de crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Saiba mais
A Sala de Vacinação (avenida Prudente de Morais, 885) está temporariamente desativada para reforma e ampliação da sede da Secretaria de Saúde. A lista com endereços e telefones das UBS's pode ser visualizada no link.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
MAIS - http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=2f1bdf0ff0552f&id=34824