Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) a Prefeitura de Maringá, por meio da gerência da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, realiza nos dias 15, 16 e 17, palestras, apresentações e atividades com profissionais da rede municipal de saúde e pacientes.
“Antes os indivíduos com doenças mentais ou qualquer desvio do comportamento do padrão social, eram excluídos e, até mesmo, negado tratamento. Ter um dia exclusivo para a luta antimanicomial é uma vitória”, disse a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Maria Heloisa Cella.
Programação:
Dia 15 de maio ocorre às 8 horas, no auditório Hélio Moreira, palestras direcionadas aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com Natália Barzaghi, doutora em psicologia e sociedade e Silvio Yassui, doutor em saúde pública. E às 13h30 será realizada, no auditório Hélio Moreira, roda de conversa com Silvio Yassui e profissionais do Caps.
No dia 16 de maio o evento, aberto ao público, ′Dança Circular em Celebração à Vida′, ocorre às 9h30 na praça da catedral, com usuários do Caps II, Caps III, Caps AD, Caps i e residências terapêuticas.
Dia 17 de maio ocorre a ′Manhã no Parque′, com 28 moradores das Residências Terapêuticas. Serão realizadas atividades esportivas e de lazer, no Parque do Ingá, às 11 horas, com saída para almoço com os moradores.
(Foto: Márcio Naka/PMM)
MAIS - http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=904cc6648d5590&id=34833