Prefeitura de Maringá lança aplicativo que facilitará solicitações de castrações
21/05/2019 18:51 em Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá realizou nesta terça, 21, o lançamento do aplicativo “Petis”, uma inovação tecnológica que facilitará a solicitação de castrações de cães e gatos no município. A liberação de pedidos passa a ser de forma digital, onde o contribuinte abrirá o processo usando seu próprio smartfone.

 

O aplicativo já está disponível aos usuários para ser baixado de forma gratuita, nas lojas de app para iOs e Android. Por meio do Petis, o contribuinte registrará seu animal adicionando foto e obtendo o RGA (Registro Geral do Animal). Visualizará o status do seu pedido de castração e ao final avaliará o atendimento da clínica que realizou o procedimento.

 

O lançamento do aplicativo também contou com a sanção da lei 10.863/2019 de autoria do vereador Flávio Mantovani que institui diretrizes para o controle da população de cães e gatos no município. A norma também autoriza o município a fazer convênios com médicos veterinários, clínicas e hospitais veterinários para ações de esterilização de cães e gatos sem custos para os donos de animais sem raça definida.

 

A lei ainda dá o direito de esterilizar, gratuitamente, animais adotados mediante requerimento simples, sendo que as ONGs e protetores independentes terão preferência no cadastro.

 

O prefeito Ulisses Maia destacou que a administração iniciou o trabalho do bem-estar animal na cidade, antes feito exclusivamente por ongs e protetores independentes. “Agradecemos o empenho e luta dessas pessoas pela causa animal. Assim como outras iniciativas no setor, a aplicativo será uma referência para outras cidades do país”, enfatizou.

 

Para o vereador Flávio Mantovani as clínicas veterinárias e empresários entenderam a importância das parcerias com o poder público. “Perceberam que não é vilão e que juntos podem fazer muito pela sociedade. A causa animal certamente será um dos grandes legados dessa administração””, disse.

 

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antônio Lopes de Azevedo, destacou o apoio do prefeito nas ações e destacou que o aplicativo é fruto de edital de inovação do município. “Nossos sonhos estão se tornando realidade rapidamente e isso, graças ao apoio do prefeito, ongs, protetores independentes, ao vereador Flávio Mantovani e uma euipe comprometida do Bem-estar. Por um ano o aplicativo será gratuito para o município e já temos cinco pedidos de castração pela nova ferramenta”, acrescentou.

 

Castração

O procedimento oferecido pelo município é destinado a cães e gatos, com no mínimo 3 meses e no máximo 7 anos de idade, de qualquer sexo, sem raça definida (vira-latas) e com boas condições de saúde. A castração pública atende apenas animais de rua e de associações e protetores independentes cadastrados

 

Números

 

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, promove ações de proteção aos animais domésticos e de rua, inibindo os maus-tratos e estimulando a adoção responsável. Em 2018, recebeu mais de 1,7 mil denúncias de maus tratos contra animais, quase o dobro do total recebido em 2017. Somente no ano passado, a Prefeitura de Maringá, por meio da diretoria, aplicou um total de R$ 151,5 mil reais em multas por maus-tratos.

 

Também por meio da Diretoria de Bem Estar Animal foram realizados centenas de exames e procedimentos cirúrgicos em cães e gatos, bem como quase mais de 7,5 mil castrações desde janeiro de 2017, um recorde desde que esse serviço foi implementado. Como comparação, em 2016 foram realizadas 500 castrações. E a previsão é que, até o final deste ano, o total de castrações chegue a mais de 12 mil.

 

As ações da Diretoria conta com a parceria de ONGs e protetores independentes promovendo a conscientização da população em relação à guarda responsável de animais resgatados em vias públicas, por meio das feirinhas de adoção, além de desenvolver projeto inédito com alunos da rede municipal sobre o tema.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!