Offline
Em Maringá, ação educativa no Parque do Ingá marca Dia Mundial da Tartaruga
22/05/2019 17:37 em Notícias de Maringá

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), por meio da Gerência de Áreas de Preservação, promove nesta quinta, 23, ações educativas no Parque do Ingá em comemoração ao Dia Mundial da Tartaruga. Alunos da Escola Municipal Osvaldo Cruz participam de oficina ambiental que será marcada por um bate-papo sobre curiosidades dos animais da reserva que são objeto de estudos científicos.

 

A atividade apresentará animais do próprio parque, ovos e filhotes, e pretende sensibilizar para o combate aos maus tratos e ao abandono. “Pessoas compram tartarugas para estimação e depois as abandonam nas reservas. A introdução de espécies exóticas interfere na busca de alimento e ocasiona outros desiquilíbrios ambientais”, explica a técnica de Meio Ambiente da Sema, Marisa Ereno. 

 

Jabutis, cágados e tartarugas pertencem à ordem dos quelônios surgida no período Triássico, entre 230 e 195 milhões de anos atrás. São cerca de 260 espécies de variadas formas e tamanhos. 

 

As tartarugas são todos os quelônios não classificados como cágados ou jabutis. Podem ser marinhas e de água doce. Já os jabutis vivem exclusivamente na terra, têm casco alto e patas traseiras em formato cilíndrico. Já o cágado é um quelônio de água doce e pescoço mais longo e casco mais baixo que o da tartaruga.

 

Desde 2013, pesquisadores da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e da Universidade Estadual de Maringá desenvolvem nos corpos d′água urbanos de Maringá o “Projeto Tamari”. Entre os estudos está a identificação das características do habitat e variáveis climáticas que influenciam as tartarugas de água doce em ambiente urbano. Maringá conta com 12 espécies nativas. No Parque do Ingá são encontradas o cágado de barbicha e o cágado pescoço de cobra. 

 

Dia Mundial

O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado anualmente em 23 de maio e foi celebrado pela primeira vez no ano 2000. Desde então, a iniciativa se espalhou por todo o mundo, entre os grupos e ONG′s de proteção ambiental. A data tem como objetivo chamar a atenção e aumentar o conhecimento e o respeito pelas tartarugas além de difundir o conceito de ajudá-los a sobreviver e se desenvolverem.

 

Saiba mais

Evento será realizado, às 14 horas, próximo à área contemplativa do lago (lado oposto à lanchonete e pedalinhos). Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

(Foto: Divulgação)

 

MAIS - http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=60780fe3755560&id=34878

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!