A Prefeitura de Maringá formou na manhã desta sexta, 31, a primeira turma da Guarda Municipal habilitada em armas de fogo. Trinta agentes passaram por formação de 234 horas-aula com instrutores da 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep). Para que os agentes utilizem armas nas atividades, o porte deverá ainda ser liberado pela Polícia Federal.
O prefeito Ulisses Maia destacou o dia como histórico e agradeceu a parceria dos vereadores em todo o processo de reestruturação da Guarda Municipal, como na aprovação do estatuto, norma que ordena o funcionamento da corporação. “Temos hoje uma guarda estruturada e que contribuirá ainda mais com a segurança na cidade. Nos últimos 2 anos foram mais de R$ 4 milhões em investimentos em viaturas, armamento e qualificação a exemplo de poucas cidades do país”, ressaltou.
O comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu, lembrou que as armas de fogo também trazem mais deveres. “O homem-aranha de Stan Lee ouviu do seu tio: ′com grandes poderes, tem grandes responsabilidades′. Apesar de não sermos personagens de histórias em quadrinhos, devemos saber que trabalhamos com vidas e lembrar que o poder não emana das armas, mas sim da sabedoria em usá-las”, enfatizou.
Para o deputado federal Sargento Fahur, as armas de fogo são essenciais para quem atua na segurança pública. “Não consigo imaginar um operador dessa área trabalhar sem armas. Devemos proteger nossas crianças, os pagadores de impostos e as pessoas de bem”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, coronel Antonio Padilha, parabenizou os guardas municipais e comentou sobre o processo de armar a corporação. “Recebemos questionamentos sobre armar a Guarda. Nosso compromisso é com a responsabilidade. Importante destacar que os guardas se dedicaram muito para chegar até aqui. Só vamos armar aqueles que realmente estão habilitados e qualificados. Tenham a certeza que os agentes vão honrar o diploma de maneira digna, fazendo a segurança pública de maneira integrada”, acrescentou.
O diretor da Guarda Municipal, Osmar Machado, também um dos formandos, agradeceu os militares da Esfaep pela parceria e em especial, gestores da administração municipal. “A palavra que melhor expressa este momento é ′gratidão′. O prefeito valorizou a corporação e o coronel Padilha nos ajudou em nossas maiores conquistas. Também agradeço o chefe de Gabinete Domingos Trevisan por nos orientar desde o início. A caminhada foi longa, muitos ficaram pelo caminho, mas com coragem e determinação chegamos até aqui”, afirmou.
A formatura contou com a participação dos deputados estaduais, soldado Adriano José e Do Carmo; dos vereadores William Gentil (representando a Câmara Municipal), Flávio Mantovani, Onivaldo Barris, Carlos Mariucci, Jean Marques, Belino Bravin, Alex Chaves; demais autoridades civis e militares, servidores, familiares e convidados.
Curso
O treinamento com aulas práticas, incluindo no período noturno, envolveu instruções de manuseio de revólveres, pistolas e espingardas calibre 12. Também foram realizadas ações táticas de reação em situações de confronto com utilização de viatura. Todos os participantes são da turma que se formou em 2015 na Esfaep. A segunda turma, também com cerca de 30 agentes, participará do treinamento para uso de arma a partir do dia 3 de junho.
Investimentos
A formatação de uma nova Guarda Municipal foi inciada em 2017, com a criação de comissão de trabalhos para criação de estatuto específico, tendo uma referência própria para organizar sua autonomia enquanto força auxiliar de segurança.
A Guarda Municipal ganhou nova sede. O espaço localizado na Rua Fernão Dias, 688, esquina com a Rua José Alencar, conta com mais de 3,4 mil m². Além da área administrativa e operacional, reúne a central de videomonitoramento, salas de treinamento de defesa pessoal, musculação e Defesa Civil.
Viaturas também foram reestilizadas e receberam uma identidade visual mais moderna. Nos últimos dois anos, foram adquiridos 13 veículos, um deles destinado exclusivamente para a Patrulha Maria da Penha. Guardas patrimoniais também ganharam novo uniforme com mais qualidade e guardas municipais, a primeira carteira funcional.
A administração intensificou as ações para armar a Guarda Municipal. Primeiro, adquirindo autorização do Governo do Estado para treinamento dos guardas na 2ª Esfaep. Somados aos de cursos anteriores, 80 agentes passaram por capacitação em segurança pública de 558 horas com aulas de direito constitucional, direito penal e processo penal, ética e cidadania, entre outras disciplinas. Enquanto agentes se capacitavam, a administração licitou a compra de 10 revólveres calibre 38, 14 carabinas calibre 12 e 50 pistolas 380.
A nova Guarda Municipal também iniciou a cooperação com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) na fiscalização e prevenção de infrações ambientais como poluição sonora e infrações de maus tratos de animais. A partir do decreto municipal 856/2018, podem constatar crimes ambientais para a abertura do processo administrativo com a fiscalização da Sema.
Além de investir em uma nova sede, viaturas e nos recursos humanos, a administração criou a Secretaria de Segurança Pública. O novo organograma amplia o alcance de ações integradas com outras forças policiais e municípios. Recentemente lançou a Patrulha Escolar Municipal. Além das visitas regulares, principalmente nos horários de entrada e saída das unidades, o programa contará com palestras e teatros de conscientização da comunidade escolar para proteção do patrimônio público, combate às drogas, violência doméstica, entre outras ações.
Também ampliado o videomonitoramento com a manutenção de lentes que antecede um projeto mais abrangente e moderno de 3 mil câmeras inteligentes. A tecnologia não apenas disponibiliza imagens como também tem capacidade de detectar e alertar ao operador a presença de pessoas e veículos suspeitos. O sistema contará ainda com um novo centro de comando e controle inteligente e disponibilizará o compartilhamento móvel de mídia.
(Foto: Vivian Silva/PMM)