Offline
Copa Oeste de Ginástica em Toledo reúne 59 atletas
31/05/2019 19:47 em Ginástica

Ao todo, 59 atletas, representantes das equipes de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Cascavel participaram nesta sexta-feira (31), no ginásio de esportes do Sesi, Centro de Treinamento da equipe de GR de Toledo, da primeira etapa da 14ª Copa Oeste de GR. A competição reuniu atletas iniciantes, categoria B, pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nos níveis 1, 2 e 3. A competição, criada pela GR de Toledo e já tradicional na região, visa a preparação das atletas para disputas oficiais como os campeonatos paranaense e brasileiro de ginástica rítmica.

 

“Quando criamos a Copa Oeste pensamos em oportunizar às atletas uma preparação extra antes de competições oficiais, como os campeonatos Paranaense e Brasileiro. Na próxima semana teremos o Paranaense Adulto e Infantil e na sequência o Campeonato Brasileiro nestas duas categorias. A Copa Oeste vai servir para testar como esta a preparação delas, a tempo de fazer os ajustes necessários para as duas competições oficiais, que são as mais importantes nestas categorias”, destacou a técnica Gracieli Morais da GR de Toledo. “Após a competição, sempre damos um retorno às técnicas de como as atletas estão e o que precisa ser melhorado”, acrescenta Gracieli.

 

Ex-ginasta da equipe de rendimento de Toledo e atualmente atuando como técnica em Marechal Cândido Rondon, a professora Viviane Yamamoto, comentou que estava feliz em poder voltar para a casa que a acolheu por tantos anos, como atleta, e trocar experiências com antigas colegas de quadra e de trabalho. Segundo ela, esta troca de experiências é muito positiva e permite o crescimento do trabalho que desenvolve.

 

Atualmente ela comanda uma equipe de 13 atletas, entre as quais ginastas que irão representar o município nos campeonatos Paranaense e Brasileiro. Segundo ela, o Oeste do Paraná destaca-se na modalidade e precisa continuar esta hegemonia. Para ela, o trabalho de base é importante, para garantir a continuidade deste destaque na modalidade.

 

Copa Oeste

A gerente da unidade de Toledo do Sesi, Eliane Ritter, o vereador Valmor Lodi e o secretário municipal de Esporte e Lazer, André Alcará, prestigiaram a abertura da Copa Oeste.

 

Ritter agradeceu a confiança dos pais e atletas no trabalho desenvolvido em Toledo, que tem revelado ao longo dos anos grandes talentos na ginástica rítmica, com a participação em Olimpíadas e competições internacionais, como campeonatos Sul-Americanos e Pan-Americanos, além de torneios e copas mundiais. Ela parabenizou a todas pela participação e deu as boas vindas às equipes visitantes.

 

O vereador Valmor Lodi lembrou algumas das conquistas da modalidade, a importância deste esporte para Toledo e a estrutura física e de pessoal que o município oferece para treinamentos.

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, que declarou aberta a competição, ressaltou a sua satisfação em ver um evento como este, onde as atletas têm a oportunidade de mostrar o resultado de períodos intensos de treinos.

 

Ele também destacou o trabalho da técnica Anita Klemann, que nos 29 anos do projeto, completados neste ano, se dedicou intensamente à modalidade, gerando muitos e bons frutos, inclusive com a participação em duas Olimpíadas e medalhistas pan-americanas e sul-americanas.

 

Anita não participou da competição, pois está acompanhando a ginasta Antonella Genuzio Paz, que treina em Toledo desde 2014, e que está representando o seu país de origem, a Bolívia, no Campeonato Sul-Americano.

 

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.   

(Foto: Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!