O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou na noite desta quinta, 6, apoio para as cervejarias artesanais maringaenses. Ele participou de reunião com representantes das principais cervejarias e participação Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e a Diretoria de Turismo. “A prefeitura está junto. Vamos impulsionar e fomentar esse setor”, anunciou Maia.
Um levantamento preliminar da prefeitura em 16 cervejarias apontou que são produzidos aproximadamente 219 mil litros mensalmente de 127 rótulos. Essa produção aumenta durante o Verão e é comercializada em torno de 50 estabelecimentos entre brew pubs (os bares das cervejarias), mercados e bares da cidade. Uma estimativa não oficial aponta que são movimentados mais de R$ 15 milhões mensalmente, sendo que há ainda a venda de acessórios e da gastronomia dos bares que têm cozinha.
É um segmento com grande potencial econômico, considerando que há menos de cinco anos alguns dos maiores cervejeiros hoje, ainda tinham uma produção pequena feita em panela no fogão de casa.
“Maringá é a cidade que eu amo. Quero ficar aqui”, comentou David Redmerski Jr, da RedCor, que já ganhou prêmio nacional e fez parceria com a Cervejaria Blumenau. Mas preferiu fazer sua receita premiada em Maringá. Ele está prestes a inaugurar uma fábrica com apoio da marca catarinense.
Maringá também é referência na formação e virou a “moradia do coração” para os sócios da Cathedral. Eles vieram de São Paulo estudar e optaram por empreender em Maringá. A cervejaria já foi eleita duas vezes a Melhor Cerveja do Brasil e hoje tem uma fábrica e três bares.
A Eden Beer é uma das mais bem sucedidas comercialmente e prepara a inauguração de uma nova fábrica. A Eden quebra paradigmas desde 2010 e tem hoje uma logística eficiente atendendo diversas cidades.
Na próxima semana será realizada uma reunião com as 16 cervejarias cadastradas e segmentos econômicos para dar encaminhamento para o apoio, projetos e eventos. “Sempre falamos em Maringá ser referência na cerveja artesanal no Brasil”, lembra Rodrigo Frigo, da Araucária.
A produção maringaense mais que dobrará no segundo semestre com a inauguração de novas fábricas, gerando empregos. Só participam do projeto com a prefeitura os cervejeiros com situação regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
(Foto: Vivian Silva/PMM)
MAIS...