Maringá tem projeto básico para obras em viadutos em análise no Dnit
12/06/2019 10:50 em Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá aguarda para os próximos dias a definição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) referente ao projeto básico que está sendo avaliado pelo órgão federal para licitar a execução das obras de duplicação nos seis viadutos que transpõem a BR-376 - o Contorno Norte da cidade - além da construção de um novo viaduto, duplo, na Avenida Américo Belay.

 

Os seis viadutos que estão incompletos, com uma só pista, ficam nos pontos de travessia do Contorno Norte pelas avenidas Guaiapó, Tuiuti, Franklin Delano Roosevelt, Kakogawa, São Judas Tadeu e Mandacaru. O novo viaduto, com duas pistas, será construído na Avenida Américo Belay, na altura do Jardim Dias.

 

Os projetos de Obras de Artes Especiais (OAE), que servem de complementação para aceitação do órgão, são elaborados pela empresa de engenharia licitada pela Prefeitura de Maringá e estão sendo entregues, separados em três etapas, para a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

 

Na primeira remessa a Semop recebeu e encaminhou ao Dnit o relatório de sondagem e detalhes dos terrenos para as construções. Em seguida, fez o encaminhamento do projeto básico contendo desenhos, pré-dimensionamento e outros elementos essenciais às obras.

 

“Agora está sendo elaborado o projeto executivo, onde são feitas correções, procedimentos complementares e cálculo do orçamento final para que a execução das obras seja licitada e iniciada efetivamente”, explica o secretário Albari de Medeiros.

 

A elaboração de forma separada dos projetos básico e executivo, além da nota técnica e orçamento das obras, atende às exigências do novo SICRO - a terceira versão do Sistema de Custos Referenciais de Obras - que é uma ferramenta criada e aperfeiçoada pelo Dnit para manter atualizada a definição de custos e os melhores parâmetros para a elaboração de orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras.

 

Termo de compromisso

A administração municipal tem se mobilizado para licitar e iniciar a execução das obras da segunda pista sobre os seis viadutos já existentes e a construção de outra transposição dupla do Contorno Norte de Maringá desde maio de 2017, quando o prefeito Ulisses Maia assinou, em Brasília, a prorrogação do termo de compromisso com o Dnit para essa finalidade.

 

Na época, o convênio e o prazo firmados entre as duas instituições para a construção dos viadutos estavam para ser vencidos, mas como o Plano de Trabalho estabelecido não havia sido cumprido pela administração passada o prazo do convênio foi prorrogado por mais 520 dias.

 

Metade dos recursos do Governo Federal já está disponível para o município e, ao todo, somam R$ 24,2 milhões.

(Foto: PMM)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!