A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), da Prefeitura de Maringá, iniciou obras de recuperação de área em fundo de vale na avenida Nildo Ribeiro da Rocha, no local em que a via cruza o córrego Cleópatra. A intervenção deve durar cerca de 30 dias e recuperar as condições adequadas da área para evitar transbordamento do curso de água, como vinha ocorrendo.
A galeria existente no entorno e sob a avenida é incompatível com o volume de água que passa pelo local em dias de chuva. A limitação na vazão pelo sistema, comprometido em sua capacidade pelo tamanho, ocasiona eventuais alagamentos da pista. Outro problema é a erosão das áreas adjacentes ao córrego, também provocada pela precariedade do sistema de drenagem.
As obras incluem instalação de tubos de maior dimensão sob a pista e reforço nas estruturas em ambos os lados da via. "Isso vai resolver os problemas de erosão, que já prejudicava o asfalto da avenida, e evitar alagamentos, observados geralmente em dias de chuvas mais intensas", afirma o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira.
O problema se intensificou em função do adensamento demográfico da região, que conectou o córrego a um sistema amplo de drenagem (galerias pluviais), aumentando sobremaneira a vazão de água. "Fizemos um cuidado monitoramente do problema para decidir a melhor intervenção", acrescenta o secretário.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
MAIS...