Será apresentado na próxima segunda, 17, o Diagnóstico Turístico de Maringá que pretende estabelecer parâmetros para ações de fomento a diversas atividades econômicas com potencial de atrair visitantes. O estudo também embasará as políticas específicas para o setor, como o Plano Municipal de Turismo. O evento será realizado, às 17 horas, na sala de reuniões (térreo) do Paço Municipal.
Com cerca de 400 páginas o estudo revela a atenção, atendimento e beleza da cidade como os melhores itens avaliados. Já tecnologia, variedade de atividades e disponibilidade de banheiros merecem atenção. Durante a apresentação do diagnóstico serão detalhados os 26 indicadores e as mais de 200 sugestões de melhoria para a cidade.
“O trabalho, inédito no município, é uma importante ferramenta para conhecimento e avaliação do potencial turístico da cidade”, explica o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favotto. “A inexistência deste levantamento gera dificuldade em se ter uma visão mais abrangente e estratégica do real potencial da cidade”, destaca.
Os dados foram obtidos em três etapas: análise de comentários online de visitantes, pesquisas in loco com visitantes, além do autodiagnóstico encaminhado às empresas turísticas. Outro recurso utilizado para consolidar as informações é a análise de comentários feitos por visitantes nas redes sociais. Milhares de mensagens que expressam opinião sobre os mais diversos assuntos foram avaliadas.
As prioridades do relatório serão elencadas no Conselho de Turismo durante os próximos meses para integrarem o Plano de Turismo de Maringá e a oficialização de uma governança estratégica.
O Diagnóstico Turístico de Maringá foi coordenado pela Secretaria de Inovação Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e Sebrae.
(Foto: PMM)