O Procon de Maringá já recebeu desde o mês passado aproximadamente 20 denúncias de pessoas que caíram no "golpe do empréstimo" pela internet. Por isso, o diretor do Procon, Geilson Ferdinandi, alerta que as pessoas tomem cuidado para não caírem na armadilha e perderem dinheiro. "Não faça empréstimo pela internet", orienta Ferdinandi. "Se precisar, procure uma instituição credenciada, que tenha sede na cidade".
O golpe funciona com os estelionatários publicando anúncios em sites e mídias sociais oferecendo dinheiro. Mas, para obter o empréstimo o interessado tem que preencher um contrato e enviar de volta por email ou whats app. Em seguida, os golpistas informam que precisam de um valor para pagar certidões e agilizar a liberação do dinheiro. Assim que o valor é depositado, os golpistas excluem e bloqueiam a vítima, que não consegue mais contato. E fica esperando o dinheiro do empréstimo que não existe.
Ferdinandi revela que as vítimas perderam entre R$ 300 e R$ 1 mil. Ele ressalta ainda que quem caiu no golpe deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia da Polícia Civil. Os dados ajudam a polícia na investigação para tentar localizar os golpistas.
(Foto: Divulgação)
MAIS...