Mais 20 alunas concluíram nesta sexta-feira, 12, curso de preparo de cupcake oferecido pela Secretaria da Mulher (Semulher), das 500 que devem se formar até final do ano por meio do projeto ′Florirá′. O projeto foi criado para estimular a qualificação profissional e proporcionar às mulheres a oportunidade de conquistar autonomia financeira.
"Trata-se de uma iniciativa inserida no contexto de políticas públicas de inserção da mulher no mercado de trabalho por meio de estímulo à profissionalização, ou seja, a garantia de uma oportunidade de aprender uma atividade e desenvolvê-la, agregando renda à família e, por extensão, assegurando autonomia do ponto de vista econômico", afirma a secretária da Mulher, Cláudia Palomares.
Sônia Melo Vargas, 71, faz parte da turma de formandas. “Eu adorei participar, foi muito prazeroso, além de ser uma possibilidade de negócio. Vim junto com minha filha e minha neta, o que foi um incentivo a mais”, comemorou a aluna.
A gerente de Pesquisa, Ação Formativa e Eventos da Semulher, Marcela Rossini, acrescenta que proporciona uma fonte de renda às mulheres não apenas reforça perspectiva de independência, mas estimula a autoestima.
"Temos diversos exemplos de mulheres que estavam em depressão e a interação no ambiente do curso permitiu a elas superarem o problema", afirma.
O curso não apenas foca no aprendizado específico de uma habilidade profissional, como possibilidade um ambiente de diálogo e convivência.
"Iniciamos com um bate-papo a respeito da violência contra a mulher", conta Marcela Rossini, lembrando de caso marcante de aluna que, durante essa conversa, se deu conta que era vítima de violência psicológica e moral do marido e procurou ajuda.
Até final do ano serão realizados mais 12 cursos, entre eles de confecção de tapetes e preparo de derivados de mandioca. O período de inscrições serão anunciados em breve pela Semulher. "Estamos preparando uma agenda bem atualizada de cursos, afinada com oportunidades que o mercado oferece", afirma Marcela Rossini.
Bordado
Nesta terça, 16, das 13h30 às 17 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Felicidade avenida Cerro AZUL, 3930, Jardim Novo Horizonte), serão realizadas as inscrições para o curso de bordado em chinelo. As inscrições são gratuitas, limitadas e ofertadas apenas para moradoras da região próxima ao Cras.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
MAIS...