Offline
Plataforma Maringá Cultura vai agilizar integração da agenda cultural
17/07/2019 12:58 em Notícias de Maringá

Está lançada a plataforma ‘Maringá Cultura’! A plataforma tem o objetivo de facilitar a integração e relacionamento artístico da cidade, democratizando o acesso a todas as ações, projetos e programas culturais desenvolvidos no município e região. O acesso à plataforma é simples. Basta inserir na barra de endereço URL da página da internet. Ao abrir, o cidadão tem a opção de fazer o registro com e-mail e senha para acesso e cadastramento de eventos para divulgação.

 

“Estou muito feliz com o lançamento, pois lembro que em 2013, ainda como vereador, participei em inúmeras articulações para fortalecer esse sistema da cultura em Maringá. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance e um pouco mais. Parabéns a equipe da secretaria que mantém sempre os ouvidos atentos aos produtores culturais da cidade, colaborando com trabalhos extraordinários”, disse o prefeito Ulisses Maia.

 

A barra lateral colorida da plataforma, campos com ícones auxiliam o sistema de registro. São eles: introdução, eventos, agentes, espaços, projetos, oportunidades e desenvolvedores.No espaço ‘Agentes’, pode ser inserido dados de grupos, coletivos, bandas, instituições e empresas que possuem envolvimento na cena cultural da cidade e região. Com o cadastro é possível a participação do cidadão como agente na colaboração com a gestão cultural do município.

 

A plataforma também disponibiliza a opção ‘Espaços’ para o cadastramento da área de atuação desses grupos na cidade. Entre os exemplos estão: cultura popular, fotografia, antropologia, cultura digital, comunicação, cultura LGBT, cultura cigana, cultura negra, educação, esporte e outros.

 

Além disso, o campo ‘Projetos’ auxilia na identificação dos locais que reúne projetos culturais, leis de fomento, mostras, convocatórias e editais na cidade e região, como por exemplo: festivais, concursos, palestras, simpósios, conferências, feiras, jornadas, mostras, reuniões e muito mais. Ou seja, a plataforma ‘Maringá Cultura’ chega para agilizar e facilitar ainda mais tudo o que está relacionado a cultura da cidade para a população.

 

Um mapa cultural também está disponibilizado no site. Nele consta mapeados todos os espaços culturais da cidade, possibilitando a identificação e locomoção dos usuários. “Essa plataforma era uma demanda muito antiga da cena artística e cultural da cidade, e com muita dedicação conseguimos inaugurá-la. As pessoas poderão se cadastrar e interagir com seus eventos e atividades da cidade. Posteriormente, a ideia é utilizar a mesma para desburocratizar o acesso aos editais de fomento e incentivo à cultura”, disse o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

 

O evento também contou com a presença do vereador Mário Verri, o presidente da Unijore, Joel Cardoso, a presidente da Companhia das Letras, Majô Baptistoni, e convidados. Seja um agente cultural acessando a plataforma, e ajude a Prefeitura de Maringá mapear o cenário artístico-cultural da cidade.

 

Saiba mais em: ou na Secretaria de Cultura pelo telefone: 44-3218-6100.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!