Maringá define localização e investimento do primeiro parque linear
18/07/2019 23:57 em Notícias de Maringá

Votado e aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema) em reunião ordinária nesta quinta, 18, o projeto de construção do Parque Linear Rio Samambaia entra em fase de licitação. O valor do projeto apresentado e orçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), está orçado em R$2.907.194,87. O parque abrange os bairros Batel, Campos Elísios, Champagnat e Piatã. 

 

O projeto do parque linear possui área total de cerca de 15 mil m², integrando parquinhos, quadras de basquete e vôlei de praia, pomar, estacionamento, pistas de caminhada, Academia da Terceira Idade (ATI) e palco cultural. ′′Esta área foi escolhida para ser o projeto-piloto dos parques lineares de Maringá, acabando com as sujeitas encontradas em espaços públicos′′, afirma a arquiteta da Sema, Rosa Maria Loureiro. 

 

A área será constituída de equipamentos culturais e de lazer, integrados por palco com arquibancada ao ar livre, áreas para eventos e descanso e espaço para feiras livres de produtores locais. Será realizado parceria com a Secretaria de Cultura (Semuc) para realização de projetos culturais no local. 

 

A proposta apresentada prevê um parque florido, seguro e iluminado. Câmeras de vigilância e iluminação em LED, garantirão a segurança aos frequentadores. ′′Será uma área destinada ao plantio de espécies frutíferas, nativas da nossa região. Será uma área de educação ambiental para estudantes′′, afirma o engenheiro florestal da Sema, Mauricio Sampaio. 

 

A estimativa é que o projeto seja iniciado no primeiro semestre de 2020. ′′A estrutura apresentada para nós é muito boa. A ideia do parque linear garante o acesso de regiões afastadas para a cultura e ao meio ambiente. Estamos muito ansiosos para ver o resultado final′′, afirma o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio. 

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!